Glomb será coordenador do Conselho Superior do Movimento Pró-Paraná

José Lucio Glomb, membro honorário vitalício do Conselho Pleno da OAB Paraná, foi designado para coordenar o Conselho Superior do Movimento Pró-Paraná no biênio 2021/2023. Integram o conselho para o período a advogada Rogéria Dotti, o deputado federal Eduardo Sciarra, o engenheiro Horácio Guimarães e os empresários Gisah Akel e Renato Adur. O movimento é presidido pelo empresário Marcos Domakoski.

O Conselho Deliberativo, agora sob coordenação do professor Zaki Akel Sobrinho, é integrado por Fátima Vital, Julieta Reis, Juraci Barbosa e Priscila Grein. Do corpo mantenedores fazem parte Giana Marilisa Custódio (Rumo) e Rafael Lamastra Jr. (Compagas).

Criado em 1991 por sugestão do jornalista e advogado Francisco Cunha Pereira Filho, o Pró-Paraná é uma entidade sem fins lucrativos criada para integrar interesses dos vários segmentos da sociedade paranaense junto aos poderes constituídos. Dentre suas causas destacam-se a luta pela instalação de um Tribunal Regional Federal no Paraná e uma nova demarcação do mar territorial dos estados, desfazendo os critérios atuais, que desfavorecem o estado.

Histórico

Glomb, que presidiu a OAB Paraná e o Instituto de Advogados do Paraná (IAP), tem destacada atuação na defesa de causas paranistas. Por sua iniciativa nasceu em 2010, na seccional, o movimento O Paraná Que Queremos, que reuniu dezenas de entidades e milhares de pessoas num manifesto pela moralidade pública e pela transparência, após a série de reportagens “Diários Secretos”, da Gazeta do Povo e da RPC TV, revelar irregularidades na Assembleia Legislativa do Paraná.