Presidente da OAB prestigia entrega do Troféu Guerreiro do Paraná a Wilson Lipski

A celebração dos 22 anos do Movimento Pró-Paraná, no fim da tarde de terça-feira (7/2), foi prestigiada pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter; que compôs a mesa ao lado do presidente da entidade, Marcos Domakoski; do secretário de Estado de Planejamento, Guto Silva; do presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski; do presidente da Associação Comercial do Paraná, Antônio Deggerone; e dos ex-governadores Mário Pereira e Orlando Pessuti, ambos integrantes da diretoria do MPP.

O evento, transcorrido na sede da ACP, consistiu de uma palestra do secretário Guto Silva (confira abaixo) e da entrega do Troféu Guerreiro do Paraná a Lipski pela gestão do BRDE, voltada para o empreendedorismo e para a sustentabilidade, com 39 mil clientes na carteira. “Com essas ações, e com sua trajetória de longa data no BRDE, tendo ocupado a vice-presidência e a diretoria de operações do banco, Lipski tem dado imensa contribuição para o desenvolvimento do nosso Paraná”, afirmou Domakoski.

Domakoski convidou o ex-presidente da entidade Jonel Chede e o coordenador do Conselho Superior do Pró-Paraná, o advogado José Lucio Glomb, presidente da OAB Paraná no triênio 2010-2012, para se juntarem a ele na entrega da placa e do troféu a Lipski. Lembrando a todos que é advogado, o homenageado fez questão de saudar primeiro a presidente Marilena Winter. “Este troféu é um alento para nós que nos propusemos a trabalhar com questões públicas, buscando transformações na vida social”, disse Lipski.

Crédito de imagem: Camila Kramer/MPP

Planejamento

Em sua apresentação, o secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva, citou diretrizes e estratégias de planejamento do estado, dentre elas a ampliação do Porto de Paranaguá e as obras de infraestrutura rodoviária divulgadas pelo governo nesta terça-feira. No total, serão investidos R$ 3,4 bilhões.

Silva mencionou ainda a reunião que terá nesta quarta-feira (8/2) com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Na pauta estão o Anexo C do Tratado de Itaipu, relativo aos royalties, a Ferroeste, os contratos de concessões de rodovia e o Fundo Sul, que depende de uma emenda constitucional. Com ele, nos moldes do que já existe em outras regiões, os estados do Sul teriam um porcentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para investimentos geridos pelo BRDE em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O medida está prevista no artigo 159 da Constituição Federal.

O secretário também destacou a importância do planejamento de longo prazo e do investimento em educação. "O Paraná já teve os ciclos do café, da erva-mate, da soja. A hora agora é plantar cérebros", resumiu.