Golpe do falso advogado: em sete meses OAB Paraná recebe 237 denúncias

Um total de 237 denúncias foram registradas pela OAB Paraná desde o início da campanha para orientar a sociedade e a advocacia contra os chamados golpes do falso advogado, em outubro. A iniciativa foi tomada após crescentes denúncias de abordagens a cidadãos que têm processos tramitando na Justiça, com a alegação de que é necessário fazer algum pagamento para que o valor supostamente ganho na ação seja liberado.

“Os casos são frequentes e nos preocupa a média de 30 denúncias por mês. As investigações estão em curso na Delegacia de Estelionatos, e como orienta o delegado Emmanoel David, precisamos seguir em alerta”, declara a presidente da seccional, Marilena Winter.

Orientação

A seccional recomenda aos advogados:

Mantenha atualizado o cadastro na seccional, para facilitar a comunicação e a consulta por parte dos clientes;

Avise seus clientes sobre a possibilidade desse tipo de abordagem, explicando que nenhum pagamento deve ser feito por boleto ou pix sem a confirmação da procedência com o escritório. É importante mencionar os números de contato e, se possível, as pessoas que podem confirmar esse tipo de informação;

Se o golpe ou tentativa ocorrer, formalize a denúncia. Por se tratar de crime que depende de representação criminal, a recomendação é a de que, além de registrar a ocorrência, os advogados e os clientes vítimas de golpe compareçam à delegacia para a representação, apresentando os comprovantes de pagamento e demais provas da materialidade do golpe.

A OAB Paraná mantém um canal para denúncias no site da seccional:
https://denuncia.oabpr.org.br/