Governo do Estado atende pleito da OAB e decreta a criação da Companhia Independente de Polícia Militar de Palmas

Foto: Prefeitura Municipal de Palmas

Atendendo pleito da OAB Paraná, o governo do Estado decretou a criação da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada no município de Palmas. A unidade será responsável pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública nos municípios de Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Mangueirinha, Mariópolis e Palmas.

A medida, prevista no Decreto 11895, contempla um antigo pedido da sociedade de Palmas. “Esta é uma luta histórica, de mais de 20 anos, em busca da Companhia Independente de Polícia Militar para o nosso município. Hoje, Palmas é dependente da Companhia de Pato Branco, ou seja, muitas vezes alguns investimentos – viaturas novas, equipamentos e até efetivo – eram retirados para outros municípios da região, tendo em vista que Palmas não tinha a devida autonomia e a independência da Companhia”, destaca o conselheiro estadual Eduardo Tobera, que esteve à frente do movimento em defesa do pleito.

“Realizamos inúmeras audiências à época em que fui presidente da subseção de Palmas. Conseguimos unir lideranças e tivemos esta conquista histórica para a segurança do município. A Companhia Independente de Polícia Militar se torna imprescindível e essencial para a segurança de Palmas. Este sempre foi um pedido da advocacia local e, com o pleito atendido, o nosso próximo passo é solicitar a Delegacia da Mulher. A OAB vai continuar buscando novos espaços dentro da segurança para melhorar políticas públicas voltadas a esta área”, destacou Tobera.

Com a criação da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar, o 3º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Pato Branco, passa a ser responsável pelo policiamento nos municípios de Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara D’Oeste, Pato Branco, São José, São Jorge D’Oeste, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino. A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, integrou em setembro de 2021 um grupo de autoridades da região de Palmas que se reuniu com o vice-governador do estado, Darci Piana, e o presidente da Assembleia Legislativa (ALEP), Ademar Traiano, para reivindicar a criação da Companhia Independente da Polícia Militar de Palmas (relembre aqui).