Henri des Roziers é escolhido como patrono de conferência a ser realizada em maio

O Conselho Pleno da OAB aprovou o nome do frade dominicano Henri Burin des Roziers, falecido em novembro, como patrono da VII Conferência Internacional de Direitos Humanos, que será realizada pela Ordem de 23 a 25 de maio de 2018, em Fortaleza.

Frei Henri, como era conhecido, nasceu na França e viveu no Brasil de 1979 a 2013, onde atuou nos estados de Goiás, Tocantins e Pará, sempre em defesa dos direitos humanos. Formado em Direito, ele atuou como advogado da Comissão Pastoral da Terra em Goiás e no Pará e teve participação ativa no combate ao trabalho escravo. Já doente, o religioso voltou para seu país natal, onde viveu os últimos anos de sua vida até o falecimento.

A sugestão da homenagem ao frei foi apresentada pelo conselheiro federal pelo Tocantins, Adilar Daltoé, trazendo uma proposição das bancadas de seu estado, do Pará, além do apoio do Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Everaldo Patriota, e da conselheira federal gaúcha e Medalha Rui Barbosa, Cléa Carpi. “Frei Henri des Roziers teve sempre uma ligação profunda com a OAB. Participou de muitas atividades e conferências, não apenas ligadas à questão do combate ao trabalho escravo, mas na questão dos direitos humanos com um todo. Ele era um habitué desta casa. Foi um extraordinário e vigoroso defensor dos direitos humanos e um grande advogado. Advogado dos excluídos”, resumiu Cléa Carpi.

Biografia

Em 2016 a escritora Sabine Rousseau lançou, pela editora Du Cerf, o livro “Apaixonado por justiça”, um retrato da vida e das lutas de frei Henri des Roziers. A obras ainda é inédita no Brasil.

Com informações do CFOAB.