I Fórum Sul-Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental ressalta o envolvimento dos pacientes em políticas públicas

Representantes de órgãos públicos ligados às áreas da saúde, educação, direitos humanos, cultura e das redes de serviços das áreas da saúde e assistência social, conselhos profissionais e cooperativismo social se reúnem de 1º a 03 de maio em Florianópolis para participar do  I Fórum Sul-Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), será realizado no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O tema do fórum será “Nada sobre nós, sem nós! ”, em defesa de que nenhuma política, ação, decisão estratégica ou mudança seja feita sem a presença das pessoas com doenças mentais e daqueles envolvidos com o assunto.

Em pauta, estarão questões como as preocupações com a defesa de um sistema de saúde público, universal, equânime e integral e a importância da consolidação da cidadania por meio da cultura como estratégia para romper os estigmas que as pessoas com deficiências psicossociais enfrentam. Também serão abordadas ações para a saúde das famílias, das crianças, dos idosos, das populações desfavorecidas e discriminadas, assim como as relações da saúde psicossocial com o trabalho, a educação, a cultura, a arte, o esporte e o lazer. Os participantes também vão debater práticas, concepções teóricas e estratégias que se ligam às Políticas Nacionais de Saúde Mental, sobre Drogas, de Humanização, de Direitos Humanos e Cultura.

As inscrições podem ser feitas no site do evento.