II Conferência Estadual das Mulheres Advogadas será realizada em junho

A II Conferência Estadual das Mulheres Advogadas do Paraná vai acontecer de 24 a 26 de junho. O evento tem como tema Feminismo e Advocacia e é organizado pela Comissão das Mulheres Advogadas (CMA) da OAB Paraná. A transmissão será pelo Youtube da seccional. Durante a programação, será lançado o livro “Direito por vozes femininas”, uma coletânea de artigos das integrantes das CMA’s de todo Paraná.

“A qualidade da Conferência Estadual da Mulher Advogada já é uma tradição da OAB Paraná. Nesta edição, estará em debate o feminismo. É um tema que precisa ser desmitificado e compreendido em essência, amplitude e relevância para a presente e para as futuras gerações. Trata-se de uma das mais avançadas pautas de direitos fundamentais, que interessa a todos e não se limita aos interesses das mulheres”, explica a vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. “Existe uma agenda global de desenvolvimento humano, social e econômico que passa pela efetividade da proteção dos direitos humanos e pela igualdade de gênero e a advocacia tem um importante papel a desempenhar na defesa dos direitos envolvidos. Esse desafio vem sendo enfrentado pela seccional paranaense e a conferência será um importante momento para avaliarmos os avanços e planejarmos o futuro”, completa.

A conselheira federal Graciela Marins ressalta a importância do evento  para fazer reflexões e projeções para o futuro. “Na Conferência das Mulheres Advogadas teremos a oportunidade de reafirmar as conquistas em busca da igualdade de gênero, bem como apontar os novos desafios a enfrentar”, diz a advogada.

“A conferência será um compilado do trabalho realizado até aqui nesta gestão, que teve como pilares: a igualdade de gênero no exercício profissional, prerrogativas das mulheres advogadas e a atenção as mulheres em situação de vulnerabilidade. Todos os temas abordados nos painéis levarão em conta a perspectiva do feminismo (igualdade de oportunidades) em prol do exercício da advocacia. E seguiremos trabalhando com esses temas até o fim deste ano”, explica a presidente da CMA da OAB Paraná Mariana Lopes.

O evento conta com apoio da Escola Superior da Advocacia (ESA), da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) e das comissões da Advocacia Iniciante; de Diversidade Sexual de Gênero; de Estudos de Violência de Gênero; da Igualdade Racial; e do Pacto Global.