Indispensabilidade da advocacia nos Juizados Especiais é tema de reunião na presidência da seccional

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, se reuniu nesta quinta-feira (06/02) com o advogado Sandro Gilbert Martins, presidente da Comissão de Acesso à Justiça; os advogados Antônio Carlos Efing, Laís Gomes Bergstein e Adriana Ruiz Bertolazzi, respectivamente presidente, vice e secretária da Comissão do Direito do Consumidor; e com a advogada Caroline Amadori Cavet, membro coordenadora da Comissão de Inovação e Gestão; para discutir a atuação da advocacia no Procon e nos Juizados Especiais.

Os participantes do encontro tomaram a decisão de fazer um diagnóstico semelhante ao já realizado em 2013 para apontar o ganho que atuação de um advogado costuma trazer para o jurisdicionado. A intenção é promover o diagnóstico em conjunto com o Procon do Paraná e com a 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), sob responsabilidade do desembargador José Laurindo de Souza Netto.

“Também queremos facilitar o atendimento prestado pelos advogados nessas esferas”, explica Telles. Nesse sentido, o grupo vai estudar a viabilidade de a OAB organizar uma lista de advogados disponíveis, nos moldes do que é feito com a advocacia dativa. Mais adiante, o avanço das discussões deve ser apresentado em uma reunião aberta sobre o tema.

Na reunião também foi levantada a relevância de que OAB Paraná promova treinamentos no campo processual e material. “Além dá atenção à formação, que poderia inclusive constar de um módulo na 7ª Conferência da Advocacia Paranaense, em setembro, também precisamos destravar os recursos repetitivos no TJ-PR”, sublinhou Efing.