IV Colégio de Presidentes de Subseções tem início em União da Vitória com principais pautas da advocacia paranaense em debate

Os debates sobre as principais pautas da advocacia paranaense tiveram início nesta quinta-feira (30), no IV Colégio de Presidentes de Subseções, realizado em União da Vitória. A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, abriu os trabalhos. A mesa também foi composta pelo vice-presidente da seccional, Fernando Deneka, pelo presidente da subseção sede do evento, Omar Eddine, pela diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, pelo corregedor-geral, Luiz Fernando Matias, pela presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da seccional, Adriana D’ávila, pela coordenadora do Colégio de Presidentes, Maressa Pavlak. O ex-presidente do Conselho Federal da OAB Roberto Busato também esteve presente.

A pauta foi 100% inclusiva, com todos os temas propostos. Alguns podemos resolver em poucos minutos porque já tiveram encaminhamento, mas esse é o nosso foro de debate e por questões pragmáticas fazemos questão de abordar todas”, disse a presidente da seccional ao iniciar os trabalhos. “O colégio é uma oportunidade de congraçamento e de debate de ideias”, acrescentou.

Ao saudar os presentes, Busato relembrou o período em que foi vice-presidente da seccional e que tinha a atribuição de organizar os colégios e a dedicação que tinha ao trazer para a pauta as questões do interior. “Foi um dos trabalhos mais benfazejos que realizei na OAB”. Ele também destacou a atuação da presidente Marilena Winter: “Ela é uma das grandes vanguardistas no Conselho Federal, sendo a primeira presidente da OAB Paraná em 90 anos de história”, pontuou.

Deneka também destacou a importância da abrangência da pauta. Essa troca de informações e experiências é muito importante. Manter todos os temas que foram propostos na pauta mostra a nossa preocupação com o debate, a discussão e a amplitude que devem ter”, observou o vice-presidente da seccional.

A coordenadora do Colégio também destacou a importância de cada tópico da pauta. “Essa é a oportunidade para trazer maior riqueza às nossas discussões e para irmos um pouco mais longe do que já vamos em nossas subseções”, ressaltou Maressa.

Tenho certeza que teremos um colégio profícuo e daqui sairemos com decisões que vão beneficiar toda a advocacia paranaense, especialmente a do interior”, disse o presidente da subseção de União da Vitória ao dar as boas-vindas aos participantes.

Saudações

Há uma parte da atual geração que não entende a entrega que muitos líderes de Ordem tem”, disse Fernanda Valéria ao saudar os presentes, fazendo uma menção especial a Busato.

Estar junto das subseções é sempre um grande aprendizado e uma grande troca”, disse Adriana D’Avila, que também falou sobre o desafio de equilibrar as demandas da sociedade para que o TED seja firme em suas decisões e ao mesmo tempo as dos advogados que passam por processos disciplinares.

A Corregedoria não pode ser um algo que fica longe das subseções, tem que estar perto. Por isso estou aqui”, disse o corregedor-geral.

Pautas da diretoria

Durante a abertura, a diretoria da seccional fez breves apresentações sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos.

Marilena apresentou um retorno sobre pautas do III Colégio de Presidentes de Subseções de Guaíra. Ela também ressaltou que o TED da OAB Paraná é o único com composição paritária e que está avançando na implantação do BI, tópico que foi tema da apresentação de Adriana D’ávila.

Também foi relatada a interlocução com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) sobre as custas diferenciadas para intimação por Whats App e sobre as exigências para a advocacia em relação à atuação nos Cejuscs.

Jovem advocacia

A diretora da Jovem Advocacia falou sobre as Jornadas da Advocacia Iniciante do Paraná, voltada à capacitação de líderes. Fernanda também enfatizou a importância do Programa 6º Ano e que seja disseminado a todos os profissionais. “É importante que a jovem advocacia entenda o quanto a OAB Paraná está investindo no nessa nova leva de advogados”, disse Fernanda.

Temos que ter um olhar de acolhimento dessa nova advocacia que não teve tanto contato com mundo presencial nos bancos acadêmicos.

Valorização da Advocacia

Fernando Deneka, relatou o andamento do Programa de “Valorização da Advocacia – Novas Fronteiras”, que está sendo conduzido pela presidente Marilena, por ele e pela a advogada Érica Kovalechen . A iniciativa foi lançada em Londrina em fevereiro e vai passar por outras regiões do estado.

A seccional está fazendo um investimento significativo e contar com o apoio dos presidentes das subseções-sede e do entorno é fundamental”, explicou o vice-presidente da seccional.

ESA

O coordenador de Direito Privado da ESA, Gustavo Villatore, falou sobre a importância do diálogo com as subseções para idealizar cursos e eventos. “Contamos com vocês para compreender melhor as demandas, pois as realidades locais são distintas”, disse. E observou que a ESA teve mais 120 cursos, com 14 mil inscritos para modalidades ao vivo presenciais e on-line. E foram mais de 52 mil inscritos nos cursos a distância.

Ouvidoria

O ouvidor da OAB Paraná, Cleverson Gusso, orientou os presidentes das subseções a criarem ouvidorias próprias e falou da importância da interlocução local com a advocacia.