IV Colégio de Presidentes de Subseções tem sessão solene no Cine Teatro Luz em União da Vitória

O histórico Cine Teatro Luz, de União da Vitória, sediou na noite desta quinta-feira (30/3) a solenidade de abertura do IV Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Paraná. A sessão solene contou com a presença de advogados, autoridades, conselheiros e dirigentes da seccional. Também estiveram presentes o vice-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Rafael Horn, e o ex-presidente do Conselho Federal, Roberto Busato.

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, começou seu discurso falando da satisfação da realização do encontro em sua cidade natal e destacou a oportunidade de amplo diálogo e congraçamento entre os presidentes das 49 subseções do estado.

Marilena Winter fez um balanço das principais realizações desde o último colégio de presidentes, realizado em dezembro, em Guaíra. Citou o Projeto de Valorização da Advocacia Novas Fronteiras, o Programa de Financiamento da Excelência na Advocacia Paranaense (Proex), a organização da 8ª Conferência da Advocacia Paranaense, os preparativos para sediar a conferência nacional da Mulher Advogada, o enfrentamento da violência de gênero, a atuação junto ao Judicipário para instituir prioridade na expedição de alvarás de honorários, a cooperação técnica entre a OAB Paraná e a ParanáPrevidência, o estímulo à inovação e à sustentabilidade, a defesa da advocacia em escala nacional, a gestão de recursos e instalação de painéis solares na OAB, encontros regionais e interiorização, e um pesquisa para ouvir a classe, entre outras ações que vêm sendo desenvolvidas desde o início da gestão.

“Seguiremos lutando pelo respeito às prerrogativas profissionais, pela melhoria na prestação jurisdicional e pelos direitos e garantias de toda a sociedade”, afirmou a presidente. Marilena também citou a campanha “Para tudo o que você tem direito”, visando aproximar a sociedade da advocacia. “Nessa missão, não abrimos mão de comunicar à população a importância da valorosa advocacia paranaense, mostrando que o advogado e a advogada podem participar positivamente em momentos cruciais da vida das pessoas”, enfatizou.

Também discursaram na abertura o prefeito da cidade, Bachir Abbas, o presidente da subseção de União da Vitória, Omar Cador Ramos Eddine, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Fabiano Baracat, e o membro honorário vitalício do Conselho Federal, Roberto Busato, e o vice-presidente nacional, Rafael Horn. Ainda participaram o vice-presidente da seccional, Fernando Deneka, o secretário-geral Henrique Gaede, a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valerio, a coordenadora do Colégio de Presidentes de Subseções, Maressa Pavlak Melati, a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Adriana D’Avila, o corregedor da OAB Paraná, Luiz Fernando Matias, o corregedor-geral da seccional, Cléverson Gusso.

Ainda estiveram presentes a vice-presidente da CAA-PR, Kelly Cristina de Souza, o secretário-geral, Alziro da Motta Santos Filho, a secretária-geral adjunta, Rubia Carla Goedert, o diretor tesoureiro Cleverton Cremonese de Souza, e os diretores da CAA-PR, Cláudia Barroso Tavares Montanha Teixeira, Edmeire Aoki Sugeta e Caroline Cavet, o coordenador de Direito Privado da Escola Superior de Advocacia, Gustavo Villatore, e o gerente da OABPrev-PR, José Ricardo Cavalcanti de Albuquerque.

Confira a íntegra do discurso da presidente Marilena Winter