José Augusto Araújo de Noronha assume a vice-presidência do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul

O conselheiro federal e Ouvidor-Geral do Conselho Federal da OAB, José Augusto Araújo de Noronha, é o novo vice-presidente do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem). Ele foi designado para ocupar o cargo pelo presidente da instituição, Ricardo de Felipe, durante a última Assembleia do Coadem, realizada em 19 de agosto na cidade de San Nicolás, na Argentina.

Noronha pediu a palavra após o anúncio feito pelo Presidente do Coadem para agradecer a honra de poder ocupar o referido cargo e se colocou à disposição para auxiliar a entidade no que for preciso. “O Coadem tem importante papel na integração da advocacia do Mercosul e no debate de temas que são comuns aos quatro países que formam o bloco. A experiência da OAB e os problemas enfrentados pelos advogados e advogadas dos países do Mercosul, muitas vezes, são resolvidos com a troca de experiências e intercâmbio de informações, razão da pela qual o Coadem terá cada vez mais importância para a advocacia”, disse.

Coadem

Criado em 1993 e institucionalizado em 1998, o Coadem visa a integração regional da advocacia e sua participação no tocante aos preceitos de toda norma relativa ao Mercosul. Integram o conselho o Colégio de Advogados da Argentina (FACA), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Colégio de Advogados do Paraguai (CAP) e o Colégio de Advogados do Uruguai (CAU).

Entre seus objetivos estão a promoção da defesa da ordem jurídica, do Estado Democrático de Direito e dos Direitos Humanos, a promoção, o fortalecimento e a difusão dos princípios da integração, a coordenação dos esforços para regular o exercício da advocacia no Mercosul, inclusive no que se refere à ética profissional. São realizados quatro encontros a cada ano, com alternância das sedes.

Com informações do CFOAB