Lançamento do livro sobre a história da advocacia no interior causa emoção em Londrina e Maringá

A advocacia de Maringá se reuniu na manhã de quarta-feira (15/9) para a sessão de lançamento do livro “Da poeira & lama à nuvem”, que retrata o desenvolvimento da advocacia em todo o estado. Viabilizada pela OAB Paraná e pela Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), a obra escrita por Ernani Buchmann leva o sugestivo subtítulo de “uma viagem inédita pela advocacia do interior do Paraná”. O enredo apresenta uma alegórica viagem iniciada em Ponta Grossa, a primeira subseção instalada no Paraná. Na sequência, o autor-personagem se faz acompanhar de um colega advogado, lançando mão dos mais diversos meios de transporte para percorrer todas as subseções da OAB no estado. Nesse percurso, a obra traz em suas 400 páginas a história das subseções paranaenses.

Além da apresentação de Cássio Telles, presidente da OAB Paraná, o livro conta com contribuições de dois ex-presidentes: o prefácio de Alfredo Assis Gonçalves Neto e a orelha assinada por Juliano Breda.

Pelo estado

Lançado na seccional no dia 27 de agosto, o livro agora está sendo apresentado às diversas regiões do estado. Nesta quarta-feira foi a vez de Maringá, pela manhã, e de Londrina, à noite. Em Maringá, a sessão de lançamento contou com as presenças da presidente da subseção, Ana Cláudia Pirajá Bandeira. Também prestigiaram o evento os presidentes Vadeir José Pereira (Loanda), André Elias Brianese Porto (Cianorte) e Célia Zanatta (Paranavaí). Os advogados Edson Olivatti, de Nova Esperança, e Jesus Soares deram depoimentos emocionados sobre suas chegadas ao norte do Paraná para iniciar suas atividades como advogados.

Os dois pioneiros lembraram das dificuldades de deslocamento, em estradas sem asfalto, e também das restrições de comunicação, uma vez que sequer havia telefone. Soares externou sua confiança na advocacia, enaltecendo a qualidade dos novos profissionais. “Já passei dos 80 anos, mas continuo advogando, porque está é minha paixão, desde que comecei a trabalhar em Paiçandu. Vejo a advocacia ainda com uma grande profissão e na juventude que aí está uma fonte de ótimos profissionais, a servir à sociedade”, disse.

Memória

À noite, em Londrina, a obra foi lançada com a presença da presidente da subseção, Vânia Queiroz. Estiveram também no lançamento os presidentes Ailson Levatti (Santo Antônio da Platina), Luiz Henrique Maciel Branco (Ivaiporã) e Francisco Vidal Sampaio (Bandeirantes). O advogado Valdir Bittencourt, que fez os relatos sobre a subseção de Bandeirantes, ressaltou a importância histórica dessa memória escrita da advocacia do interior.

Na ocasião também foi feito um destaque ao advogado José Carlos Dias, ex-presidente da subseção de Bandeirantes. Dias foi louvado por sua atuação como dirigente de Ordem, em favor da advocacia. Alberto de Paula Machado, ex-presidente da OAB-PR, também colaborador do livro, pontuou que o registro feito pelo livro foi muito feliz pela forma como a narrativa é contada pelo escritor Ernani Buchmann. “Não é um livro de depoimentos, mas uma obra que conta uma história da advocacia pelos caminhos da colonização do Paraná”, declarou. A sessão de lançamento em Londrina contou também com a presença de Tales Franzin, delegado da CAA-PR em Arapongas.

Somando esforços

Cássio Telles frisou que a chegada do progresso às diversas regiões do interior paranaense sempre se fez acompanhar da presença da advocacia. “Os advogados ajudaram na organização das leis municipais, na pacificação dos conflitos, especialmente agrários. Contribuíram para a constituição das empresas e na postulação da proteção dos direitos perante o Poder Judiciário. O livro mostra que sem a advocacia a sociedade não encontra ordem e legalidade. Fica claro que a pujança e o desenvolvimento do Paraná encontrou nos ombros da advocacia um alicerce.”

O autor

Nascido em Joinville (SC), Ernani Buchmann vive em Curitiba desde a infância. É escritor, publicitário e advogado graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1971. Com dezenas de livros publicados, recebeu recentemente o prêmio Trajetória, da Superintendência de Cultura do Paraná. Integra, desde 2005, a Academia Paranaense de Letras, da qual é atualmente presidente.