Maio Amarelo: OAB Paraná apoia campanha de combate à violência no trânsito

Os acidentes de trânsito fazem mais de meio milhão de vítimas todos os anos no Brasil. A cada minuto, pelo menos uma pessoa fica inválida e, a cada 12 minutos, uma pessoa morre. Os dados do Observatório Nacional de Segurança Viária apontam a urgência de políticas de conscientização sobre a responsabilidade individual e coletiva no trânsito.
Atenta aos números alarmantes, a OAB Paraná soma esforços ao Movimento Maio Amarelo, iniciativa mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) iniciada em 2011, quando foi decretada a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 90% de todos os acidentes de trânsito acontecem por imperícia, imprudência e negligência. A cor amarela é utilizada na campanha em referência ao sinal de advertência no semáforo, simbolizando a atenção necessária à causa.
“O movimento Maio Amarelo conclama a sociedade civil a assumir a sua responsabilidade para um trânsito mais seguro. Cabe a todos nós zelar pela segurança no trânsito a fim de preservar vidas”, frisa a presidente da seccional, Marinela Winter.