Mais de mil sociedades individuais de advocacia foram registradas no Paraná em 2022

A OAB Paraná apresentou o número de sociedades de advocacia constituídas de janeiro a agosto de 2022. Foram registradas 189 sociedades pluripessoais e 1.079 individuais.

Para o presidente da Comissão de Sociedades de Advocacia da OAB Paraná, Flávio Dumont Prado, os números indicam uma opção dos advogados que trabalham de forma autônoma por um regime tributário mais vantajoso.

“A explicação para esse número crescente de sociedades individuais é que, no Brasil, uma sociedade individual tem uma tributação bem mais vantajosa do que a tributação de uma pessoa física, que não é sócia de uma pessoa jurídica unipessoal”, esclarece o advogado.

De acordo com Flávio Dumont, essa modalidade é uma opção para os advogados autônomos. “Essas novas pessoas jurídicas individuais de advocacia na realidade representam os advogados que trabalham de forma autônoma ou por meio de associação com outras sociedades, mas que precisam constituir uma pessoa jurídica para ter uma tributação menos onerosa”, afirma Dumont.