Marcha em Defesa das Prerrogativas: OAB desagrava o advogado Mauro Sérgio Martins dos Santos

A OAB Paraná desagravou nesta quarta-feira (23) o advogado Mauro Sérgio Martins dos Santos pelos constrangimentos que sofreu pela atuação do delegado de Polícia Civil Mozart Rocha Gonçalvez. O advogado foi impedido de participar do depoimento de condutor e de testemunha em auto de infração, além de vivenciar situação vexatória em razão do exercício profissional da advocacia.

O ato público realizado no início da tarde, em frente à Delegacia de Furtos e Veículo de Londrina, integrou a Marcha em Defesa das Prerrogativas, que percorrerá várias comarcas da região ao longo do dia. Participaram do ato de desagravo o presidente da seccional, Cássio Telles; a vice-presidente, Marilena Winter; o diretor de prerrogativas, Alexandre Salomão; o secretário-geral, Rodrigo Rios; o diretor-tesoureiro, Henrique Gaede; o os conselheiros federais Juliano Breda e Artur Piancastelli; os conselheiros seccionais e membros da Câmara de Direitos e Prerrogativas Luiz Fernando Casagrande Pereira e Paulo Buzato; e a presidente da OAB Londrina, Vânia Queiroz e sua diretoria.

Na nota de desagravo, a OAB repele qualquer tentativa de autoridade que implique em tratamento incompatível à dignidade da advocacia e que viole o dever de urbanidade, respeito e consideração recíprocos exigíveis, e os direitos assegurados ao advogado pelo art. 7º, da Lei Federal nº 8.906/94 e repudia  a tentativa de autoridades de humilhar o advogado perante a comunidade jurídica em que atua, perante seus pares e a sociedade, ou exercer abuso de poder para desmoralizá-lo perante cliente.

Prerrogativas

Iniciativa inédita da OAB Paraná, a Marcha em Defesa das Prerrogativas promove uma série de desagravos na região Norte do estado. Os atos tiveram início em Primeiro de Maio e seguiram para Londrina. Ainda nesta quarta-feira estão previstos desagravos em Cambé, onde será feito, às 15h45, o ato de desagravo em favor da advogada Bárbara Elias Maruch de Castilho na Secretaria de Saúde do município, e na Delegacia de Polícia de Jaguapitã, às 17h15, em favor da advogada Nayara Larissa de Andrade Vieira.