Marilena Winter é homenageada na abertura do XVII Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores Municipais

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, foi homenageada pela Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM) com a comenda Raymundo Faoro por ser a primeira advogada pública a exercer a função de presidente de uma seccional da Ordem. A honraria foi entregue pelo presidente da ANPM, Gustavo Machado Tavares, e pela vice-presidente da associação, Lilian Oliveira de Azevedo Almeida, na abertura solene do XVII Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores Municipais, na noite de terça-feira (8/11), em Recife.

Marilena Winter agradeceu à ANPM pelo reconhecimento da importância de sua trajetória na OAB, não somente para as mulheres advogadas e procuradoras, mas para toda a nossa classe e também para a sociedade. “Não há limites para o protagonismo feminino. Dedico essa homenagem a todos os colegas advogados públicos que lutam diariamente pela defesa dos interesses sociedade. Especialmente os procuradores municipais que defendem não somente as demandas da instituição pública, mas o interesse público”, afirmou.

A homenageada também sublinhou a relevância de Raymundo Faoro, que liderou a advocacia brasileira no processo de reabertura após a ditadura militar. “Saúdo a ANPM por lembrar tão relevante nome. Isso só mostra a grandeza dessa entidade, que representa os procuradores dos 5.570 municípios brasileiros e reafirma a importância desse papel em cada canto do país para a manutenção da democracia”, pontuou ela. “Tenho recebido homenagens que muito me honram. Mas essa é especial por unir duas grandes paixões da minha trajetória, minha atuação profissional como procuradora – que em 2022 completa 30 anos –, e minha dedicação à OAB Paraná, que envolve a defesa diária das prerrogativas da advocacia, das liberdades e da Constituição”, completou.

Painel

Na manhã de quarta-feira (9/11), Marilena Winter proferiu palestra no primeiro painel do evento, que tratou de questões de gênero e assédio moral no sistema de justiça. Compuseram também o painel a presidente da OAB Bahia, Daniela Borges, e a secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Sayury Otoni. Lilian Oliveira de Azevedo Almeida, que é procuradora municipal de Salvador, presidiu os trabalhos. Organizado pela Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), o congresso segue até sexta-feira (11/11). Confira aqui a programação.