Marilena Winter fala sobre conciliação de carreira e vida pessoal em evento da AATPR

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, foi a convidada da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR) para evento on-line alusivo à Semana da Mulher na manhã desta quinta-feira (9/3). Sua palestra teve como tema “Como conciliar carreira e vida pessoal”. Na abertura dos trabalhos, Roberta Santiago, presidente da AATPR e também secretária-geral adjunta da OAB Paraná, agradeceu a disponibilidade de Marilena Winter. “É uma pessoa extraordinária com suas vivências e histórias para contar, uma pessoa inspiradora”, disse. Participaram também do painel as advogadas Andreia Vitor, conselheira estadual da OAB; Giovanna Sandri, Suzana Perboni e Rocheli Mota Cardoso Silveira.

O significado de ser a primeira presidente da OAB Paraná foi o primeiro tema levantado no bate-papo. “O percurso até chegar à presidência teve suas dificuldades, mas sobretudo é fruto de uma construção de muitas mãos, viabilizada por decisões conjuntas. Primeiro pela medida histórica de instituir a paridade de gênero. Depois porque assim escolheu a advocacia paranaense, também em ação coletiva”, afirmou. Marilena Winter afirmou que acredita na continuidade do avanço da participação feminina, com olhar muito esperançoso para o futuro. “Um avanço de todas as mulheres e também dos homens, que souberam reconhecer esse momento”, pontuou.

Sobre a atuação profissional das mulheres, a presidente da OAB Paraná falou também sobre a necessidade de romper o ciclo de naturalização das piadas sexistas, que reiteram a visão hierarquizada que colocam os homens em patamar superior. O enfrentamento do assédio por meio de sistemas de apoio como a Ouvidoria da Mulher, criada na OAB Paraná em 2022, os cuidados com a saúde física e mental, a importância das redes de relacionamento, inclusive de vínculos familiares e de amizade, e o aprimoramento das habilidades de comunicação também foram temas abordados na live.

Marilena discorreu ainda sobre as mudanças no perfil da advocacia, pontuando que a importância das  chamadas soft skills. “A comunicação na nossa profissão tem que ser persuasiva, temos que convencer alguém dos direitos de uma pessoa. A capacidade de fala e a sua voz são fundamentais para a conquista de direitos e superação de injustiças”, disse.

“Ouvi recentemente em uma palestra que a coisa mais inútil que existe é fazer muito bem feito aquilo que sequer precisava ser feito. Entender que algumas de nossas tarefas serão substituídas pela tecnologia, por exemplo, é sabedoria nesse momento, porque podemos nos preparar. A capacidade de bem comunicar e bem ouvir está colocada neste contexto, as habilidades humanas e pessoais não serão substituídas”, disse.

Confira aqui a íntegra do bate-papo.