Marilena Winter palestra sobre participação das advogadas no Sistema OAB

A vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, palestrou no painel sobre participação das advogadas no sistema OAB durante a III Conferência Nacional da Mulher Advogada, realizada em Fortaleza. Na quinta-feira (5/3), dia da abertura do evento, ela abordou o tema “A importância do enfrentamento institucional das questões de gênero e o papel das advogadas”.

“A OAB, como instituição, tem um importante papel a desempenhar socialmente, e em especial dentro do sistema de Justiça, em cooperação com as demais instituições, na implementação da perspectiva de gênero em todos os aspectos da vida pública e privada. Trata-se de uma diretriz estabelecida na Plataforma de Beijing, 1995, e hoje está estampada nos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU”, afirmou

Aperfeiçoamento

Para a advogada, é necessário, primeiro, organizar-se internamente, desenvolvendo essa perspectiva nas próprias normas e ações internas. “O recorte de gênero deve ser transversal, extrapola a mera questão de números iguais. Deve ser substancial, e não tratado como uma mera reivindicação das mulheres, uma questão restrita a grupos isolados. Esse aperfeiçoamento em termos de igualdade de gênero fortalece a instituição OAB, pois é um termômetro do grau de democracia interna e uma condição de legitimidade para atuar em sociedade”, considerou.

Em sua visão, existem muitas ações que podem ser assumidas pela OAB para contribuir para a superação dos obstáculos que impedem o avanço das mulheres na sociedade, como o esclarecimentos sobre os direitos. Utilizando exemplos da jurisprudência do STF e também da plataforma mexicana para julgamento com perspectiva de gênero, a vice-presidente da OAB Paraná ressaltou em sua palestra a importância de se construir agendas conjuntas com o Poder Judiciário, por exemplo, para estabelecer uma interinstitucional colaborativa.

Engajamento

Também presente na conferência, a presidente da OAB Londrina, Vânia Queiroz também destaca a importância de engajamento cada vez maior das mulheres na política de Ordem. “É dos dos aspectos mais relevantes para as mulheres que dentro da OAB querem desenvolver o potencial de liderança”, pontuou. Vânia também frisou que vai disseminar em sua região os debates sobre sororidade travados em Fortaleza. “É fundamental estimularmos a união das mulheres e também esse olhar que precisamos ter umas com as outras”, resumiu.

Leia também:

Presidente da Comissão da Mulher da OAB Paraná faz exposição sobre a Lei Júlia Matos

II Conferência Nacional da Mulher Advogada começa com minuto de silêncio em homenagem às vítimas do feminicídio