Neste 14 de junho, OAB Paraná estimula a doação de sangue

O dia 14 de junho foi instituído pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial do Doador de Sangue, para homenagear e agradecer aqueles que salvam vidas. A OAB Paraná estimula toda sociedade a praticar esse gesto de solidariedade, especialmente nestes tempos em que a saúde está no centro das preocupações de todos nós.

Podem doar sangue pessoas que apresentem bom estado de saúde, tenham entre 18 e 65 anos de idade e no mínimo 50 quilos de peso. É necessário apresentar documento de identidade com foto. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

É preciso apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. Cada homem apto pode fazer até quatro doações por ano. Para as mulheres, o limite é de três contribuições anuais. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Em Curitiba, as doações podem ser feitas no Hemepar, que fica na Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV, em Curitiba, e funciona das 7h30 às 18h de segunda a sexta e até 17h30 aos sábados. A capital conta ainda com outros pontos de coleta. Quem mora em outras localidades também pode fazer doações. Confira aqui locais de coleta nas principais cidades estado.

Guarapuava

Na OAB Guarapuava, de hoje a sexta-feira (18/6) ocorre o desafio da doação de sangue, uma campanha que responde a um chamado do Centro Universitário Campo Real.  “Para nós, enquanto entidade que tem impacto na vida de milhares de pessoas, é primordial darmos suporte a iniciativas como essa. A congregação das advogadas e advogados também faz a diferença”, ressalta a presidente da subseção, Maria Cecília Saldanha. As doações devem ser feitas no Hemocentro Regional de Guarapuava (R. Afonso Botelho, 134 – Trianon), das 8h às 11h ou das 13h 16h.