No Dia do Advogado, 59 novos profissionais ingressam na advocacia paranaense

Neste Dia do Advogado, 11 de agosto, a OAB Paraná realizou cerimônia de compromisso coletivo com a participação de 59 novos profissionais da advocacia. A cerimônia, no auditório da seccional, foi conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.

A presidente parabenizou os novos advogados pela opção por uma profissão desafiadora. “Parabéns pela escolha dessa profissão que tem a bela missão de representar o interesse das pessoas, muitas vezes dar voz àqueles que estão esquecidos nos seus direitos, e que tem a missão de trabalhar pela justiça, pela igualdade e pelas garantias que são as bases da nossa República”, disse.

Também participaram da cerimônia o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, o conselheiro federal e ouvidor nacional da OAB, José Augusto Araújo de Noronha, o conselheiro honorário vitalício Alfredo de Assis Gonçalves Neto, e o conselheiro estadual José Carlos Vieira.

O vice-presidente apresentou o programa 6º Ano, projeto inédito criado pela atual gestão, voltado à advocacia iniciante. “Este projeto é construído com maior carinho, porque olha para o jovem advogado que inicia a sua carreira cheio de medos, dúvidas e angústias. Ouvindo as mazelas do advogado, criamos um pacote de apoio, simbolizado por esta caixa. O que queremos dizer é que estaremos com vocês nessa batalha e que as portas da Ordem estarão sempre abertas”, afirmou.

Ao fazer a saudação aos novos advogados, o conselheiro federal José Augusto Araújo de Noronha disse que hoje é um dia em que se comemora a honra de ser advogado. “Lutem pela dignidade da nossa profissão”, conclamou Noronha. O conselheiro José Carlos Vieira destacou, citando Rui Barbosa, de que a advocacia não é profissão para covardes. “Não passa um dia em que o advogado não se depara com injustiças e tem que estar preparado para contrapor-se contra o arbítrio”, pontuou.

11 de agosto, um marco para os novos profissionais

Os advogados e as advogadas que prestaram compromisso e agora dão os primeiros passos como profissionais do direito, manifestaram a alegria de receber a inscrição na Ordem exatamente no 11 de agosto, Dia do Advogado.

“Participar dessa solenidade na OAB, no Dia do Advogado, é uma ocasião muito especial para mim. Foi uma luta, e prestar o compromisso justamente nesta data premia ainda mais essa conquista. Esta data vai ficar marcada para o resto da minha vida.” Advogado Waldemir Dias da Silva.

“Todos os que estavam aqui hoje têm uma história de muita luta e muito estudo. E esse momento é o resultado disso. Foi uma vitória e uma honra ingressar na Ordem exatamente no Dia do Advogado”. Advogada Luciola Etyenne Ferreira Ângelo

“É emocionante iniciar a carreira no Dia do Advogado. Não tem como expressar em palavras a sensação de toda essa recepção da OAB Paraná. Os sentimentos transbordam. É aquele momento em que a gente sente que tudo valeu a pena. Só tenho a agradecer.” Advogada Talita Vieira Fagundes

“Tenho certeza de que ter feito o juramento no Dia do Advogado é algo que vou lembrar todos os anos. É um momento muito importante e muito inspirador. As palavras da presidente e dos conselheiros com certeza nos incentivam a começar essa jornada na advocacia com muita coragem, alegria e determinação.” Advogado Guilherme Luiz Hack Lamy

A íntegra da cerimônia de compromisso coletivo de novos advogados e advogadas neste 11 de Agosto está disponível no Youtube da OAB Paraná