Nota pública da OAB Colombo em defesa das prerrogativas profissionais

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná, por meio da diretoria da Subseção de Colombo e em conjunto com a Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais, vem a público manifestar perplexidade e preocupação com os fatos ocorridos na data de ontem, 29 de agosto de 2019, nas dependências da Vara da Fazenda Pública e Vara de Família e Sucessões do Foro Regional de Colombo/PR.

A direção do Fórum determinou a revista prévia e pessoal em todos que adentrassem no prédio, durante um horário específico. Tal expediente submeteu não só as partes mas também os seus defensores à revista pessoal realizada por Policiais Militares, procedimento incompatível com o tratamento que deve ser dispensado ao advogado(a) no exercício de sua profissão.

Imediatamente após a ciência dos fatos, representantes da Subseção de Colombo se reuniram com o juiz diretor do Fórum, reivindicando tratamento compatível com a dignidade da advocacia e condições adequadas para seu desempenho, postura que até então pautou as relações no âmbito da subseção.

Superado esse triste episódio e suspensas as revistas pessoais, a subseção de Colombo repudia veementemente qualquer tentativa de violação das prerrogativas profissionais do(a) advogado(a), permanecendo atenta e denunciando qualquer desmando, com as providências que se fizerem necessárias, pois sabedora de que as garantias do exercício profissional são indissociáveis da guarda da sociedade e da democracia.

Colombo, 30 de agosto de 2019.

Marcos Renan Salvati
Presidente da Subseção da OAB de Colombo