OAB Loanda celebra 25 anos de instalação

A OAB Loanda celebra 25 anos de instalação nesta sexta-feira (30). O Jubileu de Prata será comemorado juntamente com o Dia do Advogado, em sessão solene na sede da Subseção. O evento contará com as presenças do presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, do diretor tesoureiro Henrique Gaede, além da diretoria da subseção e conselheiros.

Criada em 21 de outubro de 1994, a Subseção de Loanda tem hoje 229 advogados inscritos ativos que atuam em 12 cidades da região: Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Loanda, Marilena, Nova Londrina, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica e São Pedro do Paraná.

A primeira gestão da Subseção (1995/1997) foi conduzida pelo advogado Lysias Elias da Silva. Somaram-se a ele os advogados Pedro Paulo de Mello (vice-presidente), Eneas Pereira Rodrigues (secretário-geral), José Cordeiro dos Santos (secretário-geral adjunto), Agenor de Oliveira Duarte (tesoureiro).

Seis anos depois da instalação, em 11 de maio de 2001, foi inaugurada a sede Edgard Cavalcanti de Albuquerque. Era a gestão dos advogados Sandra Regina Smaniotto (presidente), Jonas Keiti Kondo (vice-presidente), José Lopes Pires (secretário-geral), Edson Isao Suguwara (secretário-geral adjunto), Antônio Teodoro de Oliveira (tesoureiro).

Compromisso

Para o presidente da Subseção de Loanda, Vadeir José Pereira, a OAB vem exercendo ao longo desses 25 anos um importante papel de guardiã da Constituição. Ele frisa que além de auxiliar a advocacia em suas demandas diárias, a Ordem tem sido um importante alicerce para a sociedade. “A atual diretora está fazendo o melhor para dar continuidade ao bom trabalho que foi realizado até hoje”, disse.

A comemoração é motivo de orgulho também para o ex-presidente da subseção, Braz Ramos Broietti, que participou ativamente da diretoria de quatro gestões. “É muito gratificante estar presente e contribuir para que a subseção estivesse sempre à frente do que o advogado precisa. Somos uma região muita afastada, estamos a aproximadamente 600 quilômetros de Curitiba. O advogado depende muito da presteza da subseção, portanto procuramos contribuir o máximo possível”, disse.

Pioneirismo

A inscrição mais antiga da subseção, OAB nº 1.375, é do decano Francisco de Assis Pinheiro. Um dos pioneiros da advocacia da região, Pinheiro chegou a cidade em 1956, um ano depois da instalação da Comarca de Loanda.

Aos 91 anos, Pinheiro recorda que à época havia apenas quatro advogados na cidade. “Quando cheguei aqui, a advocacia era muito focada nos conflitos de terra”, recorda. “Hoje são muitos profissionais, as demandas mudaram”, diz. Em 1963, ele foi nomeado promotor e exerceu o ofício até 1982, quando decidiu voltar a advogar. “Tenho a impressão que a OAB sempre foi boa porque gera segurança à população. E tem agido muito bem nestes anos todos”, frisa.