Novos advogados destacam amor pela profissão em solenidade de compromisso coletivo

A OAB Paraná recebeu novos advogados e advogadas em seus quadros na manhã desta terça-feira (12/3), em solenidade de compromisso coletivo conduzida pela presidente da seccional, Marilena Winter. A paixão pela advocacia e a emoção de iniciar a carreira marcaram os pronunciamentos dos profissionais presentes.

“Sou o primeiro graduado da minha família. Optei pelo direito e me apaixonei pela advocacia. Amo essa profissão, acho ela nobre e digna. Isso fala muito sobre a minha história, de onde eu vim. Mesmo diante de dificuldades é possível chegar a lugares.  Às vezes não temos quem fale por nós, e ser advogado é poder falar por muitas pessoas, defender direitos, defender a justiça. É uma honra e uma felicidade para mim estar aqui”, disse Fábio Ramos Lacerda de Oliveira, que participou da cerimônia acompanhado da avó, Joana Darc Ramos.

Naielli Diniz da Silva veio de Paranavaí especialmente para o evento. “Entrei na advocacia graças a uma oportunidade que tive do meu chefe, o advogado Edivar Mingoti Júnior. Devido a um trágico acidente em Ortigueira, na semana passada, ele veio a falecer ao lado da esposa. Foi muito difícil estar aqui hoje, pensei em adiar, mas três dias antes do acidente ele disse que estaria aqui para me entregar o termo de compromisso. Ele foi meu primeiro exemplo na carreira jurídica, já que eu não tinha laços na advocacia. Em suas atitudes sempre demonstrou que valia a pena seguir em frente. Foi um profissional exemplar que me fez amar ainda mais a advocacia e deixou um legado que farei o possível para continuar”, afirmou.

Em outro discurso bastante aplaudido, o advogado Edison Luiz Outeiro destacou que a profissão exige coragem.  “Devemos ser, como disse Sobral Pinto, nosso grande mestre, corajosos. A advocacia não é uma profissão de covardes, mas uma profissão de corajosos que lutam pela justiça, em qualquer momento, em qualquer lugar, em qualquer circunstância”, afirmou.

“Foram anos de estudo e muita dedicação. Noites de ansiedade e angústia, medo do Exame da Ordem, e aqui estamos. Hoje é um dia muito especial, de muita alegria e comemoração. É uma felicidade imensa fazer parte do quadro de advogados do Paraná”, frisou Amanda de Oliveira Vaz.  A leitura do juramento foi feita pela advogada Nicole de Lima Sequim.

OAB pelos advogados

Ao saudar os presentes, a presidente da OAB Paraná apresentou o projeto 6º Ano e os benefícios pensados pela instituição para auxiliar os profissionais em início de carreira, como a assinatura anual gratuita no JusBrasil, assessoria contábil gratuita, benefícios da CAAPR, descontos de 90% nos cursos da ESA voltados à prática da advocacia, além de outros benefícios.

“A nossa OAB está aqui por vocês. Nós todos juntos somos a OAB. Não há uma instituição que seja maior, nem melhor do que o conjunto dos seus integrantes. Primeiramente, apresentamos alguns dos nossos projetos de apoio àqueles que estão dando os primeiros passos, estímulos no sentido de uma permanente qualificação da advocacia em prol de uma advocacia paranaense de excelência. Todos sabemos que ninguém conclui um curso como advogado, advogada. Somos bacharéis. O exercício da advocacia é que vai ensinar a boa prática dessa profissão. Compreendemos que é papel da OAB dar as mãos ao advogado nesse início, apostando numa formação constante, permanente”, disse.

“Sabemos que é uma profissão complexa, que existe uma busca permanente pelo aperfeiçoamento. Se eu pudesse dar um conselho, eu diria: estude. Seja você a pessoa que melhor conhece o processo que está sob seus cuidados, ou a causa que está sob seus cuidados. Não deixe de cogitar uma solução que não seja o litígio. O advogado é uma função essencial da administração da justiça e por isso também tem sua tutela e proteção jurídica que se dá através de suas prerrogativas.  A independência da advocacia é o que nos permite exercer a plenitude do direito de uma outra pessoa”, sustentou Marilena.

A mesa diretiva da sessão solene também contou com as presenças da conselheira federal por Rondônia,  Julinda Silva, da conselheira federal Silvana Niemczewski, e dos conselheiros seccionais Antônio Cláudio Demeterco, André Passos e Liliane Busato. A sessão foi prestigiada por amigos e familiares dos novos profissionais, entre eles o desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Coube à conselheira federal,  Julinda Silva, da OAB Rondônia, a saudação oficial aos presentes. “Falar com vocês me traz muitas lembranças. Desde o início da minha carreira, vi a Ordem como um braço. Como também não tinha ninguém conhecido da área jurídica, via a OAB como um apoio”, disse.

“A Ordem é a casa de todos os advogados. Por isso devemos pensar em como agregar, como ajudar”, pontuou a advogada, que milita na área do direito previdenciário. “Vejo cada rosto, cada sorriso. Imagino o que passaram. Enquanto advogados temos que ter coragem e ética profissional, porque o que prevalece nas nossas vidas é o nosso nome”, defendeu.