Novos advogados são recepcionados pela presidente Marilena Winter em Londrina

Depois de ir a Maringá para a sessão solene de juramento de novos advogados, a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, foi a Londrina para outra prestigiada cerimônia de compromisso coletivo. A solenidade reuniu familiares e amigos dos 67 compromissandos, além do presidente da subseção Nelson Sahyun Júnior e diretores, conselheiros estaduais, presidentes de comissões e integrantes do sistema OAB naquela cidade, lotando o auditório da subseção.

Marilena Winter abriu a sessão falando da importância que a gestão confere ao momento do compromisso dos profissionais com os princípios da advocacia. “Procuramos fazer essa solenidade de forma acolhedora, pois as palavras que serão proferidas neste juramento serão o seu norte enquanto sustentarem o título de advogado”, disse a presidente.

A leitura do juramento foi feita pela advogada Priscila Moraes Rocha e acompanhada pelos colegas, quando então foram declarados pela presidente Marilena oficialmente habilitados para o exercício da advocacia em todo o território nacional.

Após a entrega dos certificados, os novos advogados Lusmarques Francisco de Souza, Vânia de Fátima Bernardo, Alexandre Luiz Vieira Swarça e Laura de Oliveira Erthal fizeram uma saudação em nome dos colegas. “Jamais desista do seu sonho”, declarou Lusmarques de Souza, depois de narrar a sua trajetória de vida e os caminhos que o levaram de engraxate a, agora, advogado. “Expresso profunda admiração pelos advogados veteranos, que são fonte de inspiração”, disse a advogada Vânia Bernardo.

Valorização

Dando sequência à solenidade, o advogado Fabiano Nakamoto falou sobre os serviços oferecidos pela Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, destacando, entre outros, o convênio com a Unimed, com melhores custos para a advocacia. Representando a Comissão da Advocacia Iniciante, Lucas Ricardo Stefanuto explicou sobre os projetos da comissão. “Procuramos colaborar com a jovem advocacia, apresentando aspectos práticos para o exercício da profissão, que não são ensinados nas faculdades”, adiantou.

A saudação em nome da advocacia paranaense ficou a cargo do conselheiro subseccional Arthur Lustosa Strozzi, que iniciou seu discurso qualificando como “absurda” a proposta legislativa que tentou limitar a atuação da advocacia iniciante nos tribunais superiores. Ele lembrou que a OAB faz o caminho inverso ao diminuir o tempo de inscrição para habilitar jovens advogados a exercer a função de conselheiro da Ordem.

“A jovem advocacia nunca foi tão valorizada quanto agora. A OAB tem sido exemplo também na paridade de gênero, nas cotas raciais. Buscamos afastar a desigualdade. Vocês são herdeiros dessa tradição de luta e de defesa da justiça”, apontou Strozzi.

Em seu pronunciamento, o presidente da OAB Londrina, Nelson Sahyun, agradeceu a presença da presidente da seccional na cerimônia, destacando a disposição da presidente para viajar e visitar as subseções, estando sempre na linha de frente.

“Todos nós somos OAB, vocês são responsáveis pela defesa das nossas prerrogativas, pela valorização dos nossos honorários, por respeitarem uns aos outros e os seus clientes”, reiterou Nelson Sahyun. O presidente da subseção externou o convite para que os novos advogados participem do sistema OAB, ingressando em uma das 43 comissões de todas as áreas. “As comissões são a porta de entrada da OAB”, anunciou.

Dignidade

Encerrando a solenidade, a presidente Marilena Winter observou a composição da mesa, com a maioria formada por mulheres e destacou a política de igualdade da instituição. “Temos 50% de mulheres no nosso conselho, a primeira representante negra da história da OAB Paraná no Conselho Federal, a conselheira Silvana Niemczewski, e a primeira diretoria da Jovem Advocacia”, destacou.

Ao enfatizar que a gestão preza muito pelos profissionais em início de carreira, Marilena lembrou que os novos advogados encerram um ciclo e começam outro de grande responsabilidade. “O de cumprir o compromisso que assumiram de exercer a advocacia com dignidade e independência, e também o de levar consigo o dever de partilhar os valores da nossa instituição, cumprindo fielmente a Constituição”, completou.

Compuseram a mesa também a vice-presidente da subseção, Sânia Stefani, a secretária-geral adjunta Caroline Thon, os conselheiros estaduais Eliton Araújo Carneiro, Leidiane Cintya Azeredo, Maria Lucilda dos Santos, Solange Rodrigues de Souza e Vânia Regina Silva Queiroz, ex-presidente da subseção, e as conselheiras subseccionais Jaqueline Corazza Montero e Mônica Thomas de Aquino.

Fotos: Jonas Pereira/OAB Londrina