O adeus a Manoel José Lacerda Carneiro

Nos despedimos hoje do advogado que por muitos anos foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná. Como procurador público, Manoel José Lacerda Carneiro honrou grandemente a profissão ao trabalhar pelo Estado do Paraná e, portanto, por cada cidadão paranaense. Foi também presidente da mais antiga entidade privada da advocacia do estado, o Instituto dos Advogados do Paraná, que deu origem à OAB. Lá, para preservar a memória da instituição, envidou esforços que resultaram em um belo livro de memórias – obra que é um registro precioso da história da advocacia paranaense.
Nos despedimos também do amigo, homem afável, querido por todos, e muito ligado à família. Recentemente, ele revelou que a passagem de vida mais cara ao seu coração era a da presença do pai em sua posse no Instituto dos Advogados, em 2007.
Nos despedimos ainda do mestre que dedicou 35 anos de sua vida a lecionar Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Gerações de advogados aprenderam com ele que advogar é trabalhar pelos injustiçados, cujo sangue é representado pelo rubi.
No último depoimento concedido por ele, para o projeto “Memórias do IAP”, há exatos três meses, Manoel falou com grande emoção sobre o brilho que vê no olhar dos jovens estudantes. “Se tenho alguma luz para esses jovens que carregam o brilho do fogo, é que não percam a certeza de que Direito não são só bytes ou letras no papel. Direito é vida! É a tristeza, é a alegria das pessoas. Que sempre mantenham o sentimento de que estão lidando com vidas humanas. Com sangue, suor, lágrimas… E risos, que também fazem parte da vida”, aconselhou.
Disse Rubem Alves: “De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais…”
Assim, Dr. Manoel Lacerda Carneiro, que tanto se preocupou em preservar a memória, será por todos nós eternamente lembrado!

José Augusto Araújo de Noronha

Presidente da OAB Paraná