OAB e Sidepol debatem falta de delegados de polícia no interior

Representantes da OAB Paraná e do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná (Sidepol) se reuniram nesta terça-feira (4), na sede da seccional, para discutir a falta de delegados de polícia no interior. O presidente do Sidepol, Antonio Simião, e outros delegados que integram o sindicato foram recebidos pelo presidente da OAB, Cássio Telles.

Telles esclareceu que uma das queixas que a diretoria da seccional tem escutado da advocacia no interior, principalmente nas comarcas pequenas, é que as delegacias não contam com delegados. Segundo Telles, muitas dessas unidades estão funcionando apenas com estagiários cedidos pelos municípios. Na Comarca de Icaraíma, por exemplo, onde a caravana OAB Paraná Total esteve na última sexta, a reclamação foi quanto à demora de mais de um ano para o término de inquéritos com réus presos.

Simião explicou que o Sindicato dos Delegados está propondo na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) da segurança pública para apurar esses déficits e indicar soluções para o problema. Atualmente também há uma grande reclamação dos advogados dos pequenos municípios em relação ao deslocamento para outras cidades quando há uma prisão em flagrante, em razão da falta de delegados. A Polícia Militar leva o preso para outro município e os advogados precisam ir até este local para realizarem o acompanhamento, quando o atendimento deveria ser no município onde o caso aconteceu.