OAB Guarapuava completa 50 anos consolidada como instituição de excelência

A OAB Guarapuava, berço da advocacia na região central do Paraná, completa 50 anos nesta quinta-feira (4). Em um momento de excelência, a subseção é reconhecida por grandes nomes do direito paranaense como inovadora, transparente e ainda tem uma das sedes mais bonitas do país, conforme os adjetivos mencionados por membros da cúpula representativa do Direito paranaense que participaram de maneira assídua dos eventos comemorativos dos 50 anos realizados on-line ao longo deste ano ainda devido à pandemia.

A sétima subseção a ser criada no Paraná, chegou nesta gestão à marca histórica de 1 mil advogadas e advogados e viabilizou 12 comissões permanentes em trabalho simultâneo, feito inédito para a advocacia de Guarapuava.

No último triênio, cinco salas de apoio à advocacia foram inauguradas em parceria com a seccional. E a Caixa da Advogados do Paraná (CAA-PR) chegou a 80 convênios na cidade.

Documentário

Para celebrar jubileu de ouro, subseção, a diretoria da OAB Guarapuava lança nesta quinta-feira (4) o documentário “OAB Guarapuava: 50 anos de história”, com depoimentos de ex-presidentes falando sobre curiosidades envolvendo o crescimento da OAB, do início das tratativas para a sua criação até os dias de hoje.

Representando os 16 presidentes que já passaram pela OAB Guarapuava nos últimos 50 anos, participaram os advogados Edison José Sanches (1971-1972), primeiro presidente; Nézio Toledo (1985-1986); Iberê Eduardo Sasso (1989-1990 e 1993-1994); Ademar José Moss (1991-1992); Cezar Alberto Martini Toledo (1995-2000); Alexandre Barbieri Neto (2010-2012); Marcos Antonio Maier de Carvalho (2013-2018); e Maria Cecília Saldanha (2019-2021).

Entre os fatos e conquistas importantes da Ordem na história da advocacia registrados estão a realização o Primeiro Ciclo de Palestras para Advogados de Guarapuava, em meados dos anos 1980; a criação da Vara da Justiça Federal; a construção da Penitenciária Industrial de Guarapuava; a instalação da Terceira Vara Cível; a participação da CPI Nacional do Narcotráfico e tantos outros feitos que mostram a preocupação da OAB, também, com assuntos que interessam à a sociedade.

Confira a íntegra do documentário:

Aos 96 anos, primeiro presidente da OAB Guarapuava segue inspirando a advocacia

Primeiro presidente da OAB Guarapuava, o advogado Edison José Sanches (OAB/PR 1.714) comemorou 96 anos na semana do jubileu de ouro da subseção e celebrou seu aniversário na última quarta-feira (3). Em setembro, ele foi homenageado pela devido à sua história, que se entrelaça com a da advocacia guarapuavana. Sanches também contribuiu com depoimentos para o livro "Da poeira & lama à nuvem", de autoria de Ernani Buchmann, lançado recentemente pela OAB Paraná, que retrata o desenvolvimento da advocacia em todo o estado. Ao todo, 62 anos de vida de Sanches foram dedicados ao exercício da advocacia e até o momento ele segue exercendo a profissão, ainda se dedicando ao escritório e a seus clientes.