Voto digital facilitará a vida da advocacia no dia 25 de novembro

 

As eleições da OAB Paraná estão aí: serão realizadas no dia 25 de novembro, das 8h às 18 horas. Serão preenchidos cargos do conselho seccional e sua diretoria, conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) e diretorias das 49 subseções ou conselhos subseccionais.

Pela primeira vez, a advocacia paranaense poderá escolher seus representantes de modo virtual, por meio da plataforma on-line Webvoto. Dispensados de deslocamentos, advogados e advogadas poderão votar por computador, tablet ou smartphone, com acesso por certificado digital ou login e senha. Para tanto, é preciso entrar no sistema, que já está no ar. A Comissão Eleitoral recomenda, inclusive, que os eleitores acessem o link votacaooabpr.org.br e gerem a senha com antecedência.

Já na tela inicial, aparecerá o acesso para votação. Para os que não dispõem de certificado digital ou equipamentos móveis, bem como para os que tiverem dificuldades, haverá pontos de votação nas sedes da seccional e das subseções.

A composição das chapas, os editais, a legislação, perguntas frequentes e demais informações sobre o pleito podem ser acessadas neste link, no menu que fica no alto da tela. A opção chapas dá acesso às listas por subseção. O voto é obrigatório, mas caso não seja possível fazê-lo, as justificativas poderão ser realizadas entre os dias 25/11/2021 e 31/01/2022.

É o endereço comercial do eleitor, tal como consta no cadastro da OAB, que define o domicílio eleitoral. Outras dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail (eleitoral@oabpr.org.br).

“Estamos trabalhando para uma eleição tranquila. O bom nível destas eleições é observado nas propostas que até agora foram apresentadas”, observa o advogado Ivo Harry Celli Junior, presidente da Comissão Eleitoral das Eleições 2021 na OAB Paraná.

Webvoto

O voto digital se tornou realidade a partir da aprovação unânime do plenário da OAB Nacional de mudanças no Provimento nº 146/2011, que deu a cinco seccionais, dentre as quais a OAB Paraná, a condição de realizar em 2021 suas eleições em cenário virtual. A expectativa da OAB Nacional é que no triênio seguinte, ao final de 2024, as 27 seccionais adotem o voto virtual.

O  Webvoto foi elaborado e produzido pela Webvoto Tecnologia, empresa reconhecida no mercado pelo suporte dado a processos eletivos envolvendo conselhos profissionais, instituições de classe e entidades representativas das mais diferentes características. À experiência em certificação digital, a empresa somou o estudo das particularidades de processos eleitorais para criar uma ferramenta virtual simples para o usuário, mas ao mesmo tempo estável, segura, confiável e auditável. O processo conta com uso intenso de criptografia, diferentes opções de envio de senha e autenticação dos eleitores. Assim, garante-se maior segurança e legitimidade para a eleição.

Com a votação eletrônica, os custos de eleição diminuem consideravelmente, pois não é necessária a locação de pontos de voto, urnas e fiscais. Votações eletrônicas são ecologicamente mais responsáveis, com a redução no consumo de papéis. A apuração digital também é praticamente imediata.

 

 

 

Postado em: Notícias | Tags: ,

Desenvolvido por ledz.com.br