OAB inicia implementação do projeto “Empregabilidade: Inclusão da Advogada e do Advogado Pessoa com Deficiência na Advocacia”

A OAB Paraná, por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deu início nesta semana à implementação do projeto Empregabilidade: Inclusão da Advogada e do Advogado Pessoa com Deficiência na Advocacia. Nesta primeira etapa da iniciativa, a seccional disponibilizou um espaço em seu site para a publicação de oportunidades de trabalho para advogados e estagiários PCD (confira aqui)

“O projeto foi criado a partir das nossas observações acerca das dificuldades que os advogados PCD tinham de prosseguir na área do Direito em razão da discriminação, do preconceito, da falta de oportunidades e da não aceitação pelo próprio colega. O objetivo é dar oportunidade às Pessoas com Deficiência”, explicou a presidente da Comissão, Berenice Reis Lessa.

Além de buscar vagas de trabalho, o advogado e o estagiário PCD também podem cadastrar seus currículos no portal da OAB. “Queremos mostrar  que eles também têm vez, estamos fazendo a nossa parte de buscá-los. Mas eles também têm que vir até nós para que possamos incluí-los”, disse. “Nossa intenção é fazer com que, aos poucos, o preconceito e a discriminação sejam eliminados. Que a sociedade tome consciência de que eles são tão capazes quanto nós ou melhores. Este é um dos propósitos com a contratação destes advogados”, afirmou.

“Quando fomos buscar advogados com deficiência para compor a comissão não encontramos um número suficiente atuando. Encontramos pessoas deprimidas em casa, sem emprego ou que já partiram para outras áreas de atuação. A pergunta é: por que estas pessoas se formam, passam no Exame de Ordem e não dão prosseguimento às suas carreiras, após superarem tantas dificuldades, passarem por tantas intempéries, preconceitos e tudo que a sociedade coloca como empecilho?”, pontuou Berenice.

Inclusão

A secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, enalteceu a relevância do projeto, pontuando que será um exemplo a ser seguido por outras instituições. “ A empregabilidade é a faceta mais visível da inclusão, do tratamento igualitário das pessoas, da igualdade de oportunidades. Ela oferece a possibilidade de a pessoa criar a sua própria autonomia, a sua independência financeira, criar relacionamentos dentro do trabalho. Esta é uma faceta essencial e a OAB sente-se muito contente de poder iniciar um projeto como este”, sustentou.

Uma segunda etapa do projeto, ainda em fase de elaboração, prevê o acompanhamento do processo de inclusão e adaptação do advogado e estagiário PCD nos escritórios de advocacia. Para isso, será criado o Centro de Inclusão. “A ideia é fazer este acompanhamento para que o profissional PCD não só entre na vaga, como permaneça, continue atuando”, esclareceu a advogada Valéria Mendes Siqueira, membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Neste sentido, o Centro de inclusão fará o contato com os escritórios, irá buscar esses alunos nas faculdades para que estas vagas sejam oferecidas e preenchidas por pessoas com deficiência”, acrescentou.

Segundo Berenice Lessa, o Centro de Inclusão será um dos carros chefe do projeto de empregabilidade. “Este é um pleito nosso, que esperamos que seja implantado em breve. A partir da institucionalização do Centro de Inclusão, vamos desmembrar novamente o site e colocar um link que nos dará as informações sobre o advogado”, adiantou.

Fórum Nacional

O projeto Empregabilidade: Inclusão da Advogada e do Advogado Pessoa com Deficiência na Advocacia será lançado nacionalmente no Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal, em 13 de junho, na sede da OAB Paraná. A iniciativa integra o Plano Estadual de Valorização da Advogada e do Advogado com Deficiência, aprovado pelo Conselho Pleno da OAB Paraná na sessão do dia 2 de março (saiba mais aqui).