Presidente da OAB Paraná prestigia inauguração no novo IML de Curitiba

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, prestigiou na manhã desta quinta-feira (15/3) a inauguração da nova sede central da Polícia Científica do Paraná, localizada no bairro do Tarumã, em Curitiba. Ao tomar a palavra, Noronha lembrou que a melhoria das instalações do Instituto Médico Legal (IML) e da polícia científica é uma antiga revindicação da advocacia paranaense. “Esta inauguração é um marco para todos os que trabalham pela efetividade da Justiça. O governo do Paraná está de parabéns”, disse, depois de cumprimentar todos os presentes, particularmente as mulheres, por seu mês, nas pessoas da vice-governadora Cida Borghetti, da primeira-dama Fernanda Richa e da advogada Myrtes Rotoli de Macedo, integrante da Comissão de Direitos Humanos da seccional.

O governador Beto Richa confirmou que os apelos da advocacia por melhores condições para as investigações criminais chegaram até ele já no início da gestão, por meio da Comissão de Direitos Humanos. Antes de dar início à solenidade, ele falou sobre o esforço necessário para que a nova sede – com cerca de 8 mil metros quadrados pudesse ser criada em padrão de classe mundial, comparável às polícias científicas de países de primeiro mundo.

Tecnologia

Uma das características da nova sede é o uso, nas câmaras frias, de um sistema de ozônio líquido auto-limpante que elimina os riscos para a saúde dos funcionários e para o meio ambiente. O banco de identificação genética é outra conquista da central. A sede do IML no  Centro de Curitiba seguirá sendo usada para atividades administrativas.

“Foram R$ 25 milhões de investimento em obras e em equipamentos de última geração”. Sobre os recursos humanos necessários para as análises Richa destacou que foram feitas contratações e que há outros concursos prontos a serem chamados. “Temos, no entanto, que ficar atentos ao limite prudencial de gastos, para manter o orçamento do Paraná em equilíbrio”, pontuou, lembrando que outras seis sedes do IML foram inauguradas em sua gestão e que mais uma será entregue aos paranaenses, em Londrina, nos próximos dias.

Em sua saudação aos presentes, o governador destacou a importância do ajuste fiscal para que essa e outras obras. “No início do governo eu adotei medidas duras, que renderam críticas, mas que hoje dão frutos. Não me concentrei em pesquisa de popularidade, nem no mundo político ou em eleição. Meu foco foi o desenvolvimento do Paraná”, ressaltou.

O secretário de segurança pública do Estado, Julio Reis, lembrou que ao contrário do que corre no imaginário popular, a sede do IML serve mais aos vivos que aos mortos. “É um trabalho essencial para a segurança pública”, afirmou.

Presenças

Dentre as autoridades estiveram presentes na solenidade o diretor do IML no Paraná, Carlos Alberto Peixoto; os procuradores de Justiça Leonir Batisti e Maria Tereza Uille Gomes; e o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Renato Bettega.  Além do presidente Noronha, a OAB Paraná foi representada pelo assessor da presidência, advogado Ricardo Miner Navarro, e pelo presidente da comissão de Direitos Humanos, Alexandre Salomão.