OAB intermediou negociações para desocupação do Núcleo de Educação

A OAB Paraná acompanhou durante toda a tarde desta terça-feira (1º) o processo de negociação para a saída dos estudantes que ocupavam desde ontem (segunda-feira) o Núcleo Regional de Educação, em Curitiba. A OAB participou ativamente das reuniões que resultaram na saída pacífica dos estudantes por volta das 20h. No prédio do NRE funciona a Paraná Previdência e o atendimento neste órgão também foi afetado.

A OAB tem atuado como mediadora e observadora das desocupações, visando preservar a integridade física dos manifestantes. Nos últimos dois dias, a Ordem esteve presente nas reintegrações de posse de 14 escolas, garantindo junto com o MP e o Conselho Tutelar que a retirada fosse tranquila, o que de fato aconteceu em todas as escolas vistoriadas.

Para os representantes da Ordem que estiveram à frente das negociações, o diálogo foi essencial para o resultado positivo. “Iniciamos o dia com as reintegrações das escolas, todas realizadas de forma bem tranquila. Tivemos uma pequena tensão na Escola Estadual Paulo Leminski, que foi contornada com o bom diálogo de sempre. Aqui no NRE o diálogo também prevaleceu. Conseguimos no final sair junto com eles, a pedido deles”, avaliou o presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Anderson Rodrigues Ferreira.

“Depois de algumas negociações os estudantes aceitaram desocupar o prédio pacificamente, com o pedido de que a OAB acompanhasse a saída deles, garantindo que não houvesse nenhuma espécie de violação de seus direitos”, afirmou o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Alexandre Salomão.