OAB Paraná acompanha desocupações dos colégios estaduais em Curitiba

A OAB Paraná acompanha desde o início desta segunda-feira (31/10) a desocupação dos colégios estaduais de Curitiba.  O Colégio Estadual Profº Guido Arzua, localizado no Bairro Novo, foi o primeiro a ser desocupado. A reintegração ocorreu de maneira pacífica, no período da manhã.

O presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB Paraná, Anderson Rodrigues Ferreira, foi o primeiro a conversar com o grupo de 40 alunos acampados no colégio. Assim que souberam que havia uma ordem judicial, os alunos disseram que sairiam da escola. A oficial de justiça Renata Nogueira acompanhou os estudantes na vistoria das salas de aula, para produzir a ata de saída mostrando que o patrimônio do colégio não foi danificado. A polícia militar estava de prontidão, mas não precisou ser acionada. O colégio estadual chegou a ter uma centena de alunos acampados.

Representaram a OAB Paraná, além de Anderson Rodrigues Ferreira, quatro integrantes da Comissão de Direitos Humanos: Myrtes de Cássia Rotoli Macedo dos Santos, Thaise Mattar Assad, Roberto Bona Junior e Mario Lucio Monteiro Filho.

Sítio Cercado

O Colégio Estadual Flávio Ferreira da Luz, localizado no Sítio Cercado, também foi pacificamente desocupado. A vistoria foi acompanhada pelo diretor do colégio, pelo presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, pelo líder dos estudantes e por uma conselheira tutelar.

Os estudantes que ocupavam o Colégio Estadual Profº Teobaldo Leonardo Kletemberg, também localizado no Sítio Cercado, resolveram sair pacificamente após serem avisados que receberiam o mandado de reintegração da oficial de justiça. Diretor e alunos divergiram quanto à ocorrência de estragos. A oficial de justiça explicou que será feita uma perícia técnica em todas as escolas ocupadas

O último local a ser desocupado na manhã desta segunda-feira foi o Colégio Estadual Professora Iara Bergmann, no bairro Ganchinho. A ação também ocorreu de forma pacífica. Acompanharam a desocupação a comissão da OAB, a conselheira tutelar e o defensor público.

As direções dos colégios desocupados pretendem retomar as aulas amanhã (01/11).

Pinheirinho, Cidade Industrial e Colégio Rio Branco

Dois colégios foram desocupados nesta tarde – o Colégio Estadual Professora Etelvina Cordeiro Ribas, no bairro Pinheirinho, e o Colégio Estadual Protásio de Carvalho, na Cidade Industrial, ambos de forma pacífica. Os estudantes retiraram os pertences e objetos que estavam lá para o ato da ocupação de forma organizada para que pudessem realizar uma vistoria. Em seguida, com representantes da OAB Paraná e do Conselho Tutelar, entregaram as chaves aos diretores dos colégios.

A última escola a ser desocupada nesta segunda-feira foi o Colégio Rio Branco, no bairro Batel. A vistoria foi realizada pela diretora da escola, acompanhada da oficial de justiça e representantes da OAB, Conselho Tutelar e um defensor público. Os alunos também recolheram seus pertences e saíram ordenadamente. Pela OAB, acompanharam as reintegrações durante a tarde os advogados Myrtes Rotoli Macedo, Silvia Carneiro Leão, Roberto Bona Júnior e Mário Lucio Monteiro Filho.

Das 25 unidades ocupadas, sete já foram reintegradas. Algumas foram desocupadas voluntariamente. Os mandados voltam a ser cumpridos amanhã (terça-feira).