OAB Paraná apresenta sugestões da advocacia para a Casa da Mulher Brasileira

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, e representantes de comissões da seccional se reuniram nesta quinta-feira (18/5) com a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Prado, para apresentar sugestões da advocacia para melhorias do atendimento e dos serviços prestados pela unidade.

Com base em uma pesquisa feita com advogados atuantes em casos de violência doméstica, a OAB relacionou pontos que podem contribuir com as prerrogativas da advocacia e com os trabalhos desenvolvidos pela Casa.

“Viemos com o espírito de cooperação, uma vez que a advocacia vivencia uma face desse grave problema da violência de gênero”, disse Marilena Winter.

Um dos fatores que mais preocupa a advocacia, segundo o levantamento entregue à coordenação da Casa da Mulher Brasileira, diz respeito à Delegacia da Mulher, que está instalada junto à unidade de acolhimento. A demora no atendimento e a ausência de profissionais especializados foram apontadas como as principais dificuldades.

Sandra Prado explicou que a Casa, mantida pela Prefeitura de Curitiba, é uma espécie de “guarda-chuva” que agrega vários órgãos com competência para atuar nos casos de violência doméstica, como a própria delegacia, que é da esfera estadual.

A coordenadora relatou melhorias que deverão ser implementadas, como uma reforma nas dependências da delegacia, que criará um acesso exclusivo para a carceragem, evitando eventuais encontros entre vítimas e agressores. Em sete anos de existência, a Casa da Mulher Brasileira prestou 91 mil atendimentos.

Participaram da reunião a ouvidora da Mulher Advogada da OAB Paraná, Márcia Vidolin Dresch, as advogadas Wanessa Assunção Ramos e Andrelize Parchen, da Comissão da Advocacia Criminal, Stephanie Aniz, da Comissão das Mulheres Advogadas, e o advogado Marluz Dalledone, da Comissão de Apoio às Vítimas de Crime.

Casa da Mulher Brasileira conta com Sala da Advocacia

Os profissionais atuantes em processos de violência doméstica e que frequentam as instalações da Casa da Mulher Brasileira contam com um espaço exclusivo naquela unidade. A Sala da Advocacia está à disposição da classe desde dezembro do ano passado, quando foi inaugurada (relembre aqui). O espaço conta com estações de trabalho, computadores e internet de alta velocidade. À exemplo das demais unidades, o acesso à sala é realizado por biometria, sistema instalado para garantir mais segurança e comodidade aos profissionais. Uma vez cadastrados, os advogados podem acessar a sala a qualquer hora do dia.