OAB Paraná celebra 91 anos, renovando compromisso com a efetivação dos valores consagrados na Constituição Federal

A OAB Paraná celebra 91 anos de fundação nesta quarta-feira, 15 de fevereiro. Ao longo das últimas décadas, a instituição firmou-se enquanto voz do cidadão perante o Judiciário e os poderes constituídos, atuando intransigentemente na defesa da  democracia e dos valores constitucionais.

O protagonismo da advocacia paranaense fez-se presente em momentos importantes da democracia brasileira, destacando-se a atuação para restabelecer as conquistas da classe no fim dos anos 1940, suprimidas durante o Estado Novo, e a resistência aos abusos e violações de direitos cometidos durante a ditadura militar nos anos 1960.

No final da década de 1970, a OAB Paraná protagonizou outra importante batalha em defesa do restabelecimento do estado democrático de direito e das liberdades, ao sediar a 7ª Conferência Nacional dos Advogados. O evento histórico marcou a posição da advocacia em defesa do Habeas Corpus e das garantias da magistratura, além de dar início ao movimento pela Anistia.

A OAB Paraná também esteve à frente da luta pelo restabelecimento pleno da democracia nos anos seguintes, liderando no estado a campanha pelas Diretas. O mesmo espírito combativo orientou em 2010 o movimento “O Paraná Que Queremos”, deflagrado em resposta a denúncias de desvios no Legislativo paranaense levantadas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPCTV.

Ao celebrar as mais de nove décadas em defesa da construção de uma sociedade mais livre, inclusiva, justa e solidária, a OAB Paraná renova seu compromisso com a efetivação dos valores consagrados na Constituição Federal, envidando todos os esforços para que a advocacia esteja cada vez mais preparada para atuar em novos tempos.