Presidente Marilena Winter prestigia posse da Cocevid no TJ-PR

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, prestigiou na manhã desta quarta-feira (15/2), no Auditório do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), a solenidade de posse a Comissão Executiva do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid), eleita para o exercício de 2023.

A Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do TJ-PR), desembargadora Ana Lúcia Lourenço, é a nova presidente do Colégio. Com ela, compõem a Comissão Executiva: o desembargador Álvaro Kalix Ferro (TJ-RO), como vice-presidente; a juíza Tereza Germana (TJ-CE), como 1ª secretária; a juíza Eliana Acioly Machado (TJ-AL), como suplente da 1ª secretária; a juíza Tatiane Colombo (TJ-MT), como 2ª secretária, a juíza Mariana de Queiroz Gomes (TJ-GO), como suplente da 2ª secretária; o juiz Wendel Lopes Barbosa de Souza (TJ-SP), como tesoureiro e desembargadora Suely Lopes Magalhães (TJ-RJ), como suplente de tesoureiro.

Insegurança

Em seu discurso, a presidente da OAB Paraná destacou que para as mulheres, nem mesmo a própria casa é um lugar seguro. “Como aponta o Mapa da Violência de Gênero, a maioria dos assassinatos de mulheres, 30%, ocorre em ambiente doméstico”, frisou. “Nosso papel, enquanto operadoras e operadores do direito, é não fechar os olhos para essa realidade, mas reunir forças para enfrentá-la, como muito bem se tem utilizado esse verbo: enfrentar. E para enfrentar, precisamos, antes de qualquer coisa, conhecer”, disse ainda.

Além dos pronunciamentos, o evento contou com palestras do magistrado Marcio Luiz Coelho de Freitas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do presidente do TJ-PR, Luiz Fernando Tomasi Keppen. Ambos discorreram sobre o enfrentamento da violência contra a mulher.

Presenças

Compuseram também Marcio Luiz Coelho de Freitas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); a juíza auxiliar do CNJ Tânia Regina Silva Reckziegel, que também responde pela Ouvidoria Nacional da Mulher; o presidente da Associação de Magistrados do Paraná, Jeferson Zuin; e Ana Carolina Pinto Franceschi, da Procuradoria Geral do Estado.