OAB Paraná entrega à advocacia o espaço OAB Consenso destinado a práticas consensuais

A OAB Paraná inaugurou nesta quinta-feira (22/2), no Edifício Maringá, em Curitiba, um espaço destinado à advocacia para a realização de negociações, facilitações, mediações e práticas colaborativas. É o centro de práticas consensuais do projeto OAB Consenso, que visa promover e estimular a cultura da solução consensual do litígio.

O projeto vem sendo construído desde o ano passado e engloba, além do espaço físico, um fórum de discussão permanente e um polo de formação em métodos autocompositivos.

“Juntos construímos essa ideia de criar um espaço onde os advogados pudessem trabalhar e realizar suas negociações, assim como desenvolvemos o espaço OAB 360° em Maringá”, disse a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, lembrando que o fio condutor da gestão é a busca pela excelência da advocacia.

“Sabemos que não basta ter uma sala, por isso o nome do projeto é OAB Consenso, que envolve a formação, no sentido de oferecer à advocacia a boa técnica e o conhecimento sobre todas as práticas consensuais”, explicou. Marilena enfatizou que o esforço para o desenvolvimento dessas ações está atrelado à sustentabilidade da justiça.

Marilena Winter agradeceu a coordenadora do projeto, a advogada Maria Cândida do Amaral Kroetz, a parceria da Escola Superior de Advocacia (ESA), na pessoa da sua coordenadora-geral, Marília Pedroso Xavier, e a todos os presentes. A cerimônia foi prestigiada pelos diretores da OAB Paraná, da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAAPR), conselheiros federais e estaduais, presidentes de subseções e presidentes de comissões da seccional.

Espaço neutro

Os detalhes da arquitetura foram pensados para o que advogado e as partes possam utilizar um local neutro e acolhedor que favoreça o acordo ou negociação – cores suaves, mesas redondas, salas com isolamento acústico e conforto térmico, sala de sessão privada.

“O importante é que, aqui, a negociação se dá num território neutro. Não é escritório de uma parte nem de outra. A negociação se dá em pé de igualdade”, destacou Maria Cândida Kroetz. Na decoração está presente também o conceito de biofilia, com o uso do verde das plantas. “O objetivo é que os que utilizam o espaço se conectem com a sua natureza humana”, disse a coordenadora.

“Esse espaço vai trazer muitos desafios. E vai funcionar se cada advogado trouxer sua demanda, seus casos, seus clientes para fazer práticas consensuais, para que elas ganhem força, ganhem corpo, e a advocacia possa realmente transformar o nosso futuro”, completou Maria Cândida.

Momento histórico

A coordenadora-geral da ESA, Marília Xavier, considerou a iniciativa histórica e inédita. “É um projeto coerente com a nova advocacia, que tem na prevenção, na extrajudicialidade, no diálogo e no consenso um novo norte. Por muito tempo nos foi ensinado que o caminho era o litígio e precisamos ter efetivamente práticas concretas que superem essa visão unilateral”, afirmou.

O presidente da CAAPR, Fabiano Piazza Baracat, destacou que não há melhor forma de buscar a paz social e a justiça do que o consenso. “Numa negociação, ambas as partes saem com a sensação prazerosa de terem chegado a um resultado”, apontou.

O vice-presidente da seccional, Fernando Deneka, desejou que o exemplo da OAB Paraná, ao inaugurar esse espaço, seja replicado por todo o estado e também fora dele. “Que esse seja um local de consenso, de paz e de crescimento dos nossos profissionais”, enfatizou Deneka.

Agendamento

O centro de práticas consensuais do OAB Consenso já estará em funcionamento a partir da próxima segunda-feira (26/2). Os advogados interessados já poderão agendar horário para utilizar as salas. O e-mail para contato é: cpcon@oabpr.org.br.