OAB Paraná inaugura sede da jovem subseção de Colombo

Colombo, a mais recente subseção criada pela OAB Paraná, ganhou uma nova sede nesta quinta-feira (16). Cerca de 200 pessoas compareceram à inauguração das instalações que ficam na região central da cidade da região metropolitana. Advogados, lideranças da Ordem e representantes do poder público compareceram ao evento.

A sede foi aberta oficialmente pelo presidente da seccional do Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, pelo presidente da subseção de Colombo, Marcos Renan Salvati, pela secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, e pela vice-presidente da Caixa dos Advogados do Paraná, Daniela Ballão Ernlund.

Em seguida, os convidados foram conduzidos à cerimônia, realizada no auditório da nova sede. Além das autoridades já citadas, compuseram a mesa o diretor do Fórum Trabalhista de Colombo e representante da presidente do TRT-9, juiz Marcos Eliseo Ortega, o presidente da Câmara Municipal de Colombo, o vereador Vagner Brandão, representando o governo do estado, o assessor da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Thiago Magalhães Machado, a juíza da 2ª Vara Criminal de Colombo, Katiane Fátima Pellin, e o representante da prefeitura de Colombo, Niarcos Siqueira.

Após fazer a abertura do evento, o presidente da OAB Paraná ressaltou que a subseção de Colombo, criada em 2017, já é a 15ª entre as 48 subseções do estado. “A caçula das subseções paranaenses, criada já na nossa gestão, é um exemplo da atenção que a Ordem dedica à advocacia no estado”, observou Noronha.

Luta

Durante seu discurso, o presidente da seccional também relembrou a importância da atuação do advogado Marco Antônio Correa. “Eu não poderia me dirigir aos advogados de Colombo sem falar na inesquecível figura do dr. Correa, o maior responsável pela materialização do sonho da subseção local”, destacou Noronha. Ele anunciou que a sede levará o nome de Correa como forma de homenageá-lo. “Sua militância na advocacia colombense remontava há décadas, encerrada apenas com seu prematuro falecimento, não antes de ter a ventura de ver concretizada a instalação desta subseção”, acrescentou.

O presidente da seção paranaense aproveitou a oportunidade para mencionar a importância da atuação da entidade nas questões relacionadas a ética e disciplina. “É momento também de lembrar que esta advocacia precisa da mão forte da OAB. Entre os quase 68 mil advogados paranaenses temos muitos profissionais que não cumprem o Estatuto. A Ordem tem separado o joio do trigo”, apontou.

Formação

Outra questão de destaque durante o discurso do presidente foi a criação desenfreada de cursos de direito. “Temos hoje perto de 870 mil estudantes de Direito, que em breve farão Exame de Ordem. É o momento de pensarmos o futuro que queremos para a nossa advocacia”, refletiu Noronha. “Chegou a hora de estancar o estelionato educacional promovido pelo MEC, que somente este ano abriu 133 faculdades de Direito . Foram 14 só no Paraná, com quase 20 mil vagas”, disse o presidente. Ele anunciou que os 27 presidentes das seccionais vão ajuizar uma ação questionando os critérios do Ministério da Educação para a criação de novas faculdades.

O presidente também destacou a importância da atuação dos mais de 2 mil advogados voluntários que fazem a OAB caminhar. “É por vocês e por todos os demais que militam na profissão em todo o estado que a OAB trabalha incessantemente”.

Participação feminina

A importância da advocacia feminina foi outro ponto celebrado. Assim como em Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais, Colombo tem a maior parte da classe formada por advogadas. Dos 656 profissionais inscritos na cidade, 347 são mulheres.

“Temos atuado decisivamente para valorizar a advocacia feminina, hoje em franca expansão. As mulheres já suplantaram o sexo masculino em algumas subseções e na maioria das solenidades de compromisso de novos advogados. No futuro, essa será uma profissão de mulheres”, observou o presidente.

Noronha lembrou também que a valorização da profissão passa pelo reconhecimento e oportunidades para cada profissional. “Não adianta uma boa estrutura se nossos advogados não tiverem pão  na mesa”, frisou.

A defesa das prerrogativas foi outro ponto destacado tanto por Noronha quanto pelo presidente da subseção de Colombo, Marcos Salvati.

“Não posso deixar de citar o quanto estamos trabalhando pela defesa das prerrogativas profissionais, dando suporte ao exercício da advocacia em todos os rincões do estado em que ela se faz presente”, disse Noronha ao lembrar que o presidente da Comissão de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB é o conselheiro Cassio Telles.

“Aqui será a casa de todos advogados. Casa de lutas diárias, onde serão defendidas diariamente as prerrogativas”, disse Salvati.

O presidente da subseção, Marcos Renan Salvati, relembrou ainda que, ao discursar durante a criação da subseção, ele falou em sonhos. “Eu falava da tão sonhada criação da subseção. E, hoje, temos a nossa casa”, comemorou.

Salvati destacou também a importância da parceria com a seccional para realizar esses projetos. “A diretoria da seccional jamais fechou as portas pra nós e reconheceu a importância dos nossos pleitos”. Ele definiu a inauguração da nova sede como um presente para a advocacia de Colombo no mês dos advogados.

A vice-presidente da Caixa dos Advogados, Daniela Ballão Erlund, elogiou a rápida ascensão da subseção. “Em breve espaço de tempo foi inaugurada e ganhou uma sede nova.  Constatamos hoje o quanto a região metropolitana de Curitiba vem se destacando. Exemplo disso é a atuação dos advogados de Colombo”, apontou a advogada. “A Caixa [dos Advogados] sente-se honrada em estar participando com seus projetos, como a corrida legal e o vôlei legal”.

Láureas

Lideranças da OAB Colombo foram laureadas pela OAB Paraná como manifestação de gratidão pelo esforços para estabelecer a entidade na cidade. Receberam as láureas o presidente, Marcos Renan Salvati, o vice-presidente Helinton Andratta Dalprá; a secretária-geral, Maristela Guimarães Cavali, o secretário-geral adjunto, Amarildo Pedro Gulin, o tesoureiro, João Natal Wolff Bertotti, e a advogada Raíssa de Cavassin Milanezi.

A jurisdição da subseção de Colombo compreende mais nove municípios. São eles: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Itaperuçu, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.