Inaugurada a nova sede da OAB Guarapuava

A advocacia de Guarapuava e região está de casa nova. Na noite desta sexta-feira (22/11), um de seus antigos sonhos se concretizou com a inauguração da nova sede da OAB Guarapuava, um edifício moderno, com 790 metros quadrados de área construída distribuídos em quatro pavimentos, em frente ao Parque do Lago, um dos cartões postais da cidade. O projeto é assinado pelo arquiteto Maximiliano Scandelari e pelo engenheiro civil Julio Araújo.

A sede conta com dois escritórios compartilhados, espaço de convivência, auditório para 200 pessoas e toda a estrutura necessária para que os mais 900 advogados da subseção tenham apoio profissional e recursos para manter-se atualizados com cursos e palestras.

Os convidados foram recebidos pela presidente da OAB Guarapuava, Maria Cecília Saldanha, ao som da Banda Jovem de Guarapuava, a quem, no início da solenidade, coube executar o Hino Nacional Brasileiro enquanto eram hasteadas as bandeiras da OAB, do Brasil e do Paraná. Em seguida a fita inaugural foi cortada e as placas que registram a inauguração foram descerradas.

Na sequência, todos foram convidados a conhecer as dependências da nova sede. Diante do auditório lotado, a advogada Maressa Melati, presidente da OAB Laranjeiras do Sul, leu a Carta de Guarapuava, documento que consolida as discussões transcorridas durante o 3º Colégio de Presidentes de Subseções, evento realizado em Guarapuava nos dias 21 e 22 de novembro, em paralelo ao 2º Encontro de Delegados da Caixa de Assistência dos Advogados.

Encontro, amparo e diálogo

Maria Cecília dirigiu-se aos presentes destacando que uma obra não se faz apenas com material de construção e tecnologia, mas com atenção aos aspectos humanos. “Uma obra abriga, congrega e conforma comunidades com experiências, valores e práticas comuns”, disse ao relatar que a OAB Guarapuava, fundada em novembro de 1971, foi a sétima subseção do estado e que a nova sede marca, portanto, seu 48 anos, além dos 200 anos de fundação da cidade. “Esse espaço grandioso lança à advocacia desafios equivalentes. Que este seja um lugar de encontro, amparo e diálogo; não um fim, mas um meio para nossas realizações. Parte dos nossos sonhos se realiza com essa nova sede; parte será realizada ao mantermos a casa cheia”, augurou.

A anfitriã também incluiu em sua fala uma extensa lista de agradecimentos, gesto mantido em todos os discursos da noite, sem exceção. Em seu breve pronunciamento, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Fabiano Augusto Piazza Baracat, ressaltou que a estrutura dá dignidade à advocacia local por permitir tanto a formação continuada quanto a integração. “Em tempos virtuais como o que vivemos, sedes como essa viabilizam a necessária e indispensável aproximação dos advogados”, concluiu.

Edni Arruda, ex-presidente da OAB Guarapuava homenageada em 2017 com medalha Vieira Netto, citou Oscar Wilde em sua manifestação. “Gratidão, para ele, é a mais estéril das emoções. Errado: estéril é a ingratidão. É tempo de agradecer”, declarou homenageando enfaticamente o diretor-tesoureiro da OAB Nacional e ex-presidente da OAB Paraná José Augusto Araújo de Noronha, a quem classificou como “o verdadeiro arquiteto da obra”. Ela também expressou sua gratidão ao ex-vice-presidente Airton Molina, ao presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, e à CAA-PR, “o braço solidário da Ordem”.

O prefeito de Guarapuava, Cezar Silvestre, lembrando a todos que é também advogado, considerou, em seu discurso, que o prédio valoriza ainda mais a cidade e fez votos de que sirva de inspiração para as próximas gerações de profissionais do Direito, levando-os “a exercer com responsabilidade esse belíssimo ofício”.

Mãos dadas

Presente à cerimônia, o membro honorário vitalício do Conselho Federal Claudio Lamachia sublinhou que é coletiva a caminhada dos homens e das mulheres que se dedicam voluntariamente à Ordem. “Se estamos aqui é pelo trabalho incansável dos muitos que nos antecederam”, reconheceu. Ele também frisou o relevante papel do advogado na sociedade. “Não há democracia sem advogados. A OAB fala pelo cidadão e esta casa serve para isso. Somos agentes de uma transformação social.”

Telles, por sua vez, enfatizou que a obra é fruto da união, sentimento que fez com que divergências eleitorais fossem superadas rapidamente em prol de um projeto posto de pé em Guarapuava para fortalecer a advocacia em sua missão de assegurar o direito de defesa, a democracia, as liberdades e as garantias fundamentais. “Esta é a casa da cidadania; a casa do povo brasileiro. Que nela sejam idealizados caminhos para colaborarmos com o progresso e o desenvolvimento social do nosso país”, desejou.

Representando o Conselho Federal, Noronha foi o último a discursar, abrindo sua fala com estrofes do Hino de Guarapuava: “O Sol surgiu, um dia, mais brilhante…”, disse ele antes de manifestar o agradecimento por todos os que tiveram, em sua visão, “a coragem de empreender essa obra”. Foi durante sua gestão como presidente da OAB Paraná que a compra do terreno foi feita e a construção planejada. Também com versos ele encerrou seu pronunciamento, desta vez invocando Goethe: “Gosto daquele que sonha o impossível”, citou.

Mesa

Além dos que se dirigiram ao público, a mesa de autoridades da solenidade foi composta pelos conselheiros federais Airton Molina, Flávio Pansieri e Juliano Breda; pelo membro honorário vitálio da OAB Paraná José Lucio Glomb; pelos demais diretores da seccional — Marilena Winter, Rodrigo Rios, Christhyanne Regina Bortolotto, Henrique Gaede e Alexandre Salomão –; pela deputada estadual Cristina Silvestre; pelo juiz Rafhael Wasserman; pelo ex-presidente da OAB Guarapuava Marcos Carvalho, pela ouvidora-geral da OAB Paraná, Maria Helena Kuss; pelo ex-diretor da OAB Paraná Alexandre Quadros, além de diretores da CAA-PR, tanto da atual gestão quanto da anterior.