Dirigentes se reúnem para celebrar os 15 anos da sede da OAB Paraná

Presidentes da OAB Paraná ao longo da história recente, diretores da atual gestão e representantes da equipe da comissão de obras estiveram reunidos na sexta-feira (16/7) para celebrar os 15 anos da sede da OAB Paraná, que leva o nome do ex-presidente Francisco Accioly Neto (1993-1995). Instalado no bairro do Ahú, em Curitiba, o edifício projetado pelo arquiteto Leonardo Costa Hauer foi inaugurado na gestão do presidente Manoel Antonio de Oliveira Franco (2004-2006).  Iniciadas na gestão anterior, as obras foram conduzidas por uma comissão composta pelo então presidente José Hipólito Xavier da Silva (2001-2003), pelo então secretário Luiz Alberto Rego Barros, pelo então tesoureiro José Augusto Araújo de Noronha, que veio a presidir a seccional na gestão 2016-2018, e ainda pelos ex-presidentes Alberto de Paula Machado (2007-2009) e Newton de Sisti (1979-1981) e pelos advogados Márcio Augusto Nóbrega Pereira e Rogério Poplade Cercal.

“Quero agradecer especialmente ao presidente Manoel de Oliveira Franco que nos entregou este belíssimo espaço e ao presidente José Hipólito, que muito se empenhou ao longo das obras. É também uma imensa alegria contar nessa solenidade com as presenças dos presidentes Newton de Sisti, Edgard Cavalcanti de Albuquerque (1963-1965), José Augusto de Araújo Noronha, José Lucio Glomb (2010-2012) e Alfredo de Assis Gonçalves Neto (1995-1997). Temos aqui hoje reunido um time que conta uma grande parte da história da nossa entidade”, afirmou o presidente da seccional, Cássio Telles. O presidente Juliano Breda (2013-2015) juntou-se ao grupo em seguida.

Telles também expressou gratidão pelas presenças de Manoel Cachenski Daher e Ivo Harry Celli Júnior, que integraram a diretoria 2004-2006, das advogadas Maria Helena Kuss e Marilu Ferreira, da desembargadora Vilma Régia Ramos Rezende, dos atuais diretores da OAB Paraná – Marilena Winter, Alexandre Salomão, Rodrigo Rios e Christhyanne Bortolotto — dos diretores da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná — Nélson Sahyun Junior, Silvana de Oliveira Niemczewski, Daniela Nardes — e dos presidentes de subseção presentes.

Orgulho

“É uma alegria chegar nesse belo prédio a cada manhã. Mesmo as modificações necessárias ao longo do tempo são feitas com facilidade, porque a obra foi pensada para isso. Quando recebemos pessoas aqui, o elogio é inevitável. E uma casa bem estruturada, bem construída, é sinônimo de dignidade. Aqui, estando longe de casa, me sinto em casa”, afirmou Telles, emocionado.

“Queríamos ter uma casa que orgulhasse o advogado paranaense e assim foi feito. O trabalho foi difícil e custoso, mas contou com a colaboração geral e, sem nominar, para não cometer injustiças, quero agradecer pela contribuição de todos. Na época o presidente nacional da OAB Roberto Antonio Busato nos propiciou receitas que ajudaram na edificação deste prédio”, afirmou Oliveira Franco em alusão à contribuição do Conselho Federal com a construção em um terço de seu valor. Oliveira Franco também destacou o importante papel do advogado Ricardo Miner Navarro, assessor da diretoria, no desenvolvimento das atividades da seccional. A solenidade foi concluída com a entrega de láureas de agradecimento aos que compunham a diretoria à época da inauguração do prédio e aos integrantes da comissão de obras.

História

Ao longo dos últimos 15 anos a sede foi palco de inúmeros eventos e importantes solenidades. O auditório com mais de 300 lugares mantém, em tempos livres de pandemia, uma programação constante de palestras, congressos, seminários e encontros da área jurídica, em todos os ramos do Direito. Muitos desses encontros foram responsáveis por trazer os mais destacados juristas brasileiros e estrangeiros, ministros de Estado e dos tribunais superiores. A OAB Paraná também aglutinou lideranças empresariais e de órgãos de classe em outros movimentos importantes, como “O Paraná que Queremos”, que começou com encontros na sede e culminou numa grande manifestação pública na Boca Maldita em Curitiba, em 2010.

Merecem também destaque as várias cerimônias de jubilamento dos advogados que completaram mais de 50 anos de exercício da profissão e as homenagens aos ícones da advocacia paranaense que receberam a Medalha Vieira Netto. Receberam a honraria na Seccional os advogados Eduardo Rocha Virmond, Newton de Sisti e René Ariel Dotti. A OAB foi o cenário também da última apresentação pública do ministro Luiz Edson Fachin como advogado. Nesta solenidade, ele fez a entrega de sua carteira da OAB dias antes de assumir a vaga no Supremo Tribunal Federal, em junho de 2015.