OAB Paraná integra programa de revitalização cultural do centro de Curitiba

O presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, assina na próxima segunda-feira (30) o protocolo de intenções para a criação do programa Corredor Cultural, que envolve a articulação de várias instituições para revitalização cultural do centro de Curitiba. A integração da OAB ao programa se deu por meio da Comissão de Assuntos Culturais da Seccional, presidida pelo advogado Luiz Gustavo Vardânega Vidal, que também estará acompanhando a cerimônia de implantação do programa, às 19h, no Círculo de Estudos Bandeirantes (R. XV de Novembro, 1050).

Também assinam o documento a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Círculo de Estudos Bandeirantes (PUCPR), a Associação Comercial do Paraná (ACP), a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio),  a Fundação Cultural de Curitiba e o Teatro Guaíra. O ato vai oficializar o envolvimento de instituições públicas e privadas no fortalecimento da diversidade cultural, da cidadania e da economia na cidade.

O Corredor Cultural é  um espaço simbólico na região central da cidade. O programa permitirá a integração das atividades culturais dessas instituições, incrementando o turismo cultural e o desenvolvimento econômico da região.

Na mesma noite da assinatura do protocolo de intenções do Corredor Cultural, será inaugurada a exposição "Rubens Meister – Ícone da Modernidade no Paraná". O arquiteto e professor na UFPR foi o responsável pelo projeto do Teatro Guaíra, um dos símbolos culturais do Estado, além de arquiteturas clássicas do Movimento Moderno, como o Palácio 29 de Março, a sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o edifício Barão do Rio Branco, o prédio da Caixa Econômica Federal na Praça Carlos Gomes, o auditório da Reitoria e o Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná. A responsável pela mostra é a professora da UFPR, Maria Lambros Comninos. A mostra é gratuita e ficará aberta até 22 de maio, das 9h às 17h.