OAB Paraná lamenta o falecimento do advogado e ex-prefeito castrense Lauro Lopes

Com pesar, a OAB Paraná lamenta o falecimento do advogado, contador e empresário Lauro Lopes, 90 anos, ocorrido na manhã de domingo, 8 de março em Castro. Formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 1963, Lopes estava inscrito na seccional sob o número 3014.

Além de ter sido vereador (1963 a 1968), prefeito (1972 a 1977) e presidente do Sindicato Rural de Castro por diversas gestões, ele será lembrado por sua luta pelo associativismo e pelo bem estar social. Tais causas o levaram a integra as diretorias do Clube União e Progresso, da Sociedade Educacional 1890, do Castro Clube de Campo e do Asilo São Vicente de Paulo, onde atuou como contador voluntário por muitos anos.

Fundou o Movimento Familiar Cristão, foi sócio-fundador do Rotary Club de Castro e presidiu o Lions Clube de Castro. Foi vice-presidente e tesoureiro da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Fez parte da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e da diretoria da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), onde ocupou o cargo de conselheiro fiscal. Também fundou a Associação Rural de Castro (atual Sindicato Rural de Castro), tendo sido presidente por vários mandatos.

Em agosto de 2015, ele e sua esposa, Glaci, receberam da Câmara Municipal os títulos de Cidadãos Beneméritos de Castro “em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município. As últimas homenagens foram rendidas na Câmara Municipal de Castro, com uma sessão póstuma no encerramento do velório. O corpo foi sepultado na manhã desta segunda-feira no Cemitério Frei Mathias.