OAB Paraná lamenta a perda do professor Aloísio Surgik

Com grande pesar, a OAB Paraná comunica que faleceu esta manhã, em Curitiba, o advogado e professor Aloísio Surgik, 80 anos, mestre que formou um grande número de advogados paranaenses em quatro décadas como professor de Direito Romano. Surgik começou a lecionar na PUC-PR em 1976, então Universidade Católica do Paraná. Deu aulas também na UFPR, na Unicuritiba (então Faculdade de Direito de Curitiba), na Faculdade Internacional de Curitiba, na Uninter e na Universidade do Contestado em Santa Catarina.

Em junho deste ano, a comunidade jurídica do Paraná ficou consternada com a notícia de que o professor havia sofrido um AVC e sido assaltado numa rua do Centro de Curitiba. Desde então, não recuperou mais plenamente sua saúde.

Em novembro de 2010, em entrevista à Gazeta do Povo, o advogado falou sobre a necessidade de se resgatar conceitos do Direito Romano e sobre seu amor pelo latim. A entrevista “Um herói da resistência do Direito Romano” pode ser lida aqui. Dias depois da entrevista o professor laçou na sede da OAB Paraná o livro “Viajando pela História – Do Direito Romano ao Contemporâneo” (veja fotos abaixo).

“O Professor Surgik sempre honrou o magistério e o ensino jurídico. Deixa uma lacuna enorme e merece todas as homenagens da advocacia paranaense”, afirma o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha.

O velório iniciará às 19h desta quinta-feira (28/9), na Capela do Cemitério Luterano, Travessa Lutero, 123 – Alto da Glória – Curitiba/PR e o sepultamento será amanhã, sexta-feira (29/9) às 11h, no mesmo local.

 

À família e aos amigos, nossas condolências.

Fotos: Bebel Ritzmann