OAB Paraná realiza duas solenidades de compromisso coletivo nesta terça-feira

A OAB Paraná realizou nesta terça-feira (2) mais duas solenidades de compromisso coletivo para novos advogados. O evento foi conduzido pela vice-presidente da seccional, Marilena Winter. Também participaram a secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Silvana Niemczewski; a presidente da OAB Londrina, Vânia Queiroz, e o presidente da OAB Assis Chateaubriand, João Ferro.

“A OAB  não pode parar e o nosso esforço é para que, com a maior agilidade possível, possamos providenciar as condições para que vocês consigam exercer a profissão”, disse Marilena aos novos profissionais, observando que o compromisso coletivo on-line é uma alternativa para o momento em que não é possível realizar a solenidade presencial devido às restrições sanitárias. “A nossa instituição tem o compromisso primeiramente com toda a advocacia, o lema dessa gestão é dignidade do advogado e temos trabalhado em prol das prerrogativas incansavelmente”, concluiu a vice-presidente da seccional.

O compromissando André Maciel prestou o juramento, seguido pelos colegas. E a nova advogada Aline Nascimento fez um breve pronunciamento em nome dos demais participantes. No total 50 novos advogados de diversas subseções prestaram compromisso.

“A Caixa de Assistência dos Advogados trabalha com a promoção da equidade e da solidariedade, na promoção da maternidade e da família e provendo condições para o exercício da profissão. A partir de hoje vocês poderão contar com todo o nosso suporte e apoio”, explicou Silvana.

“É muito importante que vocês ajam com ética e dignifiquem essa nova profissão”, disse Vânia. “A Ordem é uma instituição de reconhecimento nacional, que empenha todos os seus esforços na defesa do estado democrático de direito e também garante as prerrogativas para que vocês possam exercer a profissão com dignidade”, acrescentou a presidente da OAB Londrina.

“Como encontrar o espaço na profissão? Deem o primeiro passo. A advocacia exige constante estudo, preparação e aperfeiçoamento profissional. Leiam doutrinas, jurisprudência e principalmente o processo em que vocês atuam”, aconselhou Ferro.

Na segunda solenidade do dia, 51 novos advogados foram recebidos pela vice-presidente da seccional, Marilena Winter, pela secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Silvana Cristina de Oliveira Niemczewsk, e pelo presidente da OAB Campo Mourão, Renato Fernandes Silva Junior. “Registro o orgulho que temos em recebê-los. Este é o começo, talvez para alguns um recomeço, contem conosco. Estamos dispostos a ouvir o que a advocacia tem a dizer e aperfeiçoar o trabalho que realizamos”, disse Marilena.

Após a leitura do juramento pela advogada Eunice Tavares Bett, os advogados Fernanda Eisenbach de Oliveira e Ronan Andrade Santiago fizeram a saudação em nome dos demais compromissandos, frisando o compromisso da profissão e de cada cidadão com a solidariedade e a justiça social. “Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele”, disse Santiago ao citar Martin Luther King.

A saudação aos novos colegas advogados ficou a cargo do presidente da OAB Campo Mourão. “Hoje me permito lhes dar um conselho: além de estudar, se portem sempre com ética, respeito junto aos seus clientes, a parte contraria, juízes, promotores. Porque esta elegância no trato, especialmente com o advogado ex adversus muitas vezes proporcionara a solução de questões que parecem sem solução”, disse Renato Fernandes Silva Junior destacou. “O bem mais precioso que o advogado possui é a sua honra. Com ela não barganhe um milímetro sequer”, aconselhou.