OAB Paraná saúda a nomeação do advogado Marcos Stamm para a diretoria-geral de Itaipu

A OAB Paraná saúda a nomeação do advogado Marcos Vitório Stamm como novo diretor-geral brasileiro da Usina Hidrelétrica de Itaipu. A nomeação feita pelo presidente da República, Michel Temer, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (13/4).

Stamm já atuava na administração da hidrelétrica, ocupando o cargo de diretor financeiro executivo por pouco mais de um ano. Agora, como diretor-geral, ele assume o posto que foi do engenheiro eletricista Luiz Fernando Leone Vianna, que pediu exoneração para atuar na iniciativa privada.

Perfil

O londrinense Stamm formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em agosto de 1981. Tem pós-graduações em Licitações e Contratos e em Controle da Administração Pública, ambas pela Faculdade de Direito de Curitiba.

Sua atuação na advocacia pública vem de longa data. Stamm ingressou na Procuradoria Geral do Estado em meados dos anos 90. Entre outros cargos, foi diretor administrativo-financeiro da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar); diretor-geral da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho do Paraná; delegado substituto na Delegacia Regional do Trabalho do Estado do Paraná e assessor técnico do Senado Federal, no gabinete do senador Sérgio Souza.

Posse

O advogado tomou posse numa solenidade protocolar interna, na sede da Itaipu em Curitiba (PR), na própria sexta-feira. Em data a ser definida, haverá uma cerimônia de transmissão de cargo entre Vianna e seu sucessor.

Emocionado, Stamm agradeceu a confiança do presidente pela nomeação. “Falava com o Vianna que ele tinha uma grande responsabilidade de substituir o (Jorge) Samek que, por sua vez, deixou um legado importante na Itaipu. Agora eu tenho uma dupla responsabilidade, a de substituir o Samek e o Vianna, que também deixou sua marca na empresa”, disse o novo diretor-geral.