OAB Paraná se solidariza com OAB Paraíba contra violação de prerrogativas verificada na central de polícia

Na noite do último domingo (27), o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, e o diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, José Augusto Araújo de Noronha, participaram da sessão do conselho pleno da OAB Paraíba, presidida pelo presidente Paulo Maia, prestando solidariedade e manifestando repúdio ao abuso verificado nas últimas quinta e na sexta-feira na central de polícia de João Pessoa.
As agressões começaram na noite da quinta-feira (24), quando a delegada plantonista não permitiu que um advogado acompanhasse a oitiva dos conduzentes. Segundo a versão do advogado, a delegada o expulsou do local e chegou a agredi-lo verbalmente. Na manhã de ontem, o marido da delegada, que também é delegado, foi acusado de ameaçar de morte o advogado e, posteriormente, de agredir membros da comissão de prerrogativas da seccional.
Após o lastimável episódio e as ameaças de morte, membros da Comissão de Prerrogativas da OAB-PB foram à Central de Polícia registrar um boletim de ocorrência e um nova confusão foi iniciada pelo delegado acima mencionado e por agentes da Polícia Civil. De forma absurda e em um total desrespeito aos princípios democráticos de direito, alguns advogados da comissão foram agredidos e detidos pelo policiais.
Em sua fala, Cássio Telles disse que esse é um caso de aplicação da lei 13.869/19, pois o abuso de autoridade é evidente. “Foi uma agressão a um advogado que tentava exercer sua atividade com destemor; foi uma agressão à Ordem dos Advogados do Brasil, que compareceu ao local para assegurar o exercício do direito da defesa; foi uma agressão à advocacia brasileira, e ao próprio povo, que necessita da advocacia para se defender das arbitrariedades. Estamos ao lado da advocacia paraibana para repelir com todo o vigor esse abuso de autoridade e essa violência contra a advocacia”, afimou o presidente da OAB Paraná.