OAB Paranaguá destaca benefícios do Proex para a advocacia do litoral

O projeto “Interiorização: investimentos para reuniões híbridas das comissões”, elaborado pelas subseções de São José dos Pinhais e Paranaguá, está entre as ações selecionadas pelo Programa de Financiamento da Excelência na Advocacia Paranaense (Proex). A inciativa, lançada em 2022 pela diretoria da seccional, tem como objetivo permitir o retorno dos recursos para as subseções em aumento de repasses, garantindo maior autonomia para a gestão.

Em entrevista à Comunicação da OAB Paraná, o presidente da OAB Paranaguá, José Antônio Schuller da Cruz, falou sobre o processo de criação do projeto, os impactos do Proex na advocacia local e a proposta do projeto “Interiorização: investimentos para reuniões híbridas das comissões”. Confira a íntegra:

– A subseção de Paranaguá avançou rapidamente na formulação dos projetos do Proex. Como foi o processo de elaboração das propostas?

Foi um trabalho muito eficiente elaborado inicialmente pelos advogados representantes de São José dos Pinhais, que realizaram todo o levantamento das especificações técnicas do projeto e, num segundo momento, com a Subseção de Paranaguá, a análise e logística da utilização e conservação dos equipamentos.

– Como a diretoria da subseção avalia o impacto desse investimento da seccional?

A avaliação é muito positiva, pois trouxe maior integração e facilidade de comunicação da Diretoria com suas Comissões. Estamos realizando semanalmente reuniões virtuais de alta qualidade áudio/visual.

-Qual o objetivo do projeto “Interiorização: investimentos para reuniões híbridas das comissões”, desenvolvido pelas Subseções de São José dos Pinhais e Paranaguá?

O objetivo é justamente fazer a integração dos advogados da Subseção, proporcionando ampla participação daqueles que não residem no município da sua sede, proporcionando o desenvolvimento de ações voltadas a trazer benefícios aos advogados de todas a cidades que abrangem nossa área de atuação.

-De que forma o projeto impacta a advocacia?

Estamos ainda no início do projeto. Passamos a fase da implantação e estamos atingindo um estágio de amadurecimento. Todavia, podemos observar que iremos colher bons frutos dessa iniciativa, tendo em vista a realização de eventos com ampla participação da advocacia regional. Citamos como exemplo o evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher,  totalmente planejado de forma remota entre as representantes da Comissão da Mulher Advogada, e que atraiu um grande número de advogadas da região. Foram utilizados, inclusive, os recursos do Proex para veicular vídeos institucionais, e a divulgação dos patrocinadores do evento.

Teremos ainda no final desse mês um evento inédito, os “Jogos da Advocacia do Litoral”, sendo certo que, graças ao projeto, estamos conseguindo ter uma excelente comunicação com os nossos representantes do Município de Guaratuba, proporcionando muita eficiência na execução do nosso planejamento. O Proex idealizado pela nossa seccional trará muitos benefícios para a advocacia do litoral, e com certeza o mesmo se replica aos nossos coirmãos de SJP. A facilitação da comunicação, superando as barreiras geográficas das nossas regiões, trará mais inclusão, e participação dos advogados nas iniciativas das Comissões.