OAB participa hoje de audiência do TRE para instalação de auditoria em urnas eletrônicas

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, participará na tarde desta quinta-feira (18/10) da audiência pública para a instalação da auditoria de urnas a ser feita na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Dois profissionais do setor de Tecnologia da Informação da seccional também estarão presentes. “É nosso papel acompanhar as condições efetivas para que a vontade popular seja expressa com precisão. Por isso temos dedicado grande atenção a esse tema”, destaca Noronha.

A auditoria, marcada para esta sexta-feira (19/10), a partir das 8h, foi deferida pelo Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Gilberto Ferreira, em atendimento a pedido do Partido Social Liberal (PSL), cuja petição elencou alguns problemas relatados por eleitores em seções específicas, no primeiro turno da eleição (confira aqui a decisão).

Os trabalhos também estão sendo acompanhados por representantes da Procuradoria Regional Eleitoral, por presidentes da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, da Comissão de Segurança Permanente e juiz membro do TRE-PR, por diretores do Instituto dos Advogados do Paraná, pela Associação de Emissoras de Rádio e Difusão do Paraná (AERP), pela Associação Paranaense de Imprensa (API) e ainda por um representante das redes de televisão do Paraná.

Acompanhamento

No dia 10 de outubro, o presidente Noronha, participou de reunião com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargador Luiz Taro Oyama, e com os desembargadores Gilberto Ferreira e Luiz Fernando Penteado, para discutir a apuração de denúncias de falhas técnicas em algumas urnas eletrônicas. Também estiveram presentes membros do Ministério Público do Paraná e o representante do Partido Social Liberal, o advogado Gustavo Kfouri.

Na reunião do dia 10, o presidente do TRE-PR explicou que serão feitas auditorias das urnas impugnadas e que novos aparelhos serão acrescentados no segundo turno. “Ambos os candidatos estarão convidados para acompanhar esta auditoria”, declarou. Oyama esclareceu ainda que podem ocorrer falham técnicas ou operacionais e frisou que a verificação de qualquer falha técnica que possa ocorrer nas urnas eletrônicas é interesse não só dos eleitores, mas da Justiça Eleitoral, “que trabalha sempre em busca da excelência na prestação de serviço para garantir a legitimidade do processo eleitoral”.

De acordo com a decisão da Corregedoria Regional do TRE-PR, o trabalho de auditoria será levado à apreciação da Corte, que o examinará e dará ampla publicidade ao texto.