OAB Pato Branco festeja seus 40 anos de lutas pela advocacia e pela sociedade

Uma solenidade realizada na noite de sábado (2/9) comemorou os 40 anos da OAB Pato Branco. A sessão comemorativa ocorreu na sede da entidade, às 19h. Em seguida um jantar na Sociedade Rural de Pato Branco completou as festividades que incluíram também o lançamento do livro “Casos e causos da vida forense”.

Além dos diretoria da subseção, liderada pelo presidente Eduardo Munaretto, a mesa do evento foi composta pelo presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha; pelos conselheiros federais Cassio Telles, Flávio Pansieri e Edni Arruda; pela secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter; pelo secretário geral da seccional, Alexandre Quadros; pela coordenadora geral da Escola Superior de Advocacia do Paraná, Graciela Marins e pelo presidente da Caixa de Asssistência dos Advogados do Paraná, Artur Piancastelli.

“A subseção de Pato Branco, que completa quatro décadas com muitos serviços prestados aos advogados e à sociedade local, empresta bons integrantes para a seccional da OAB e para o Conselho Federal, sendo Cassio Telles o atual vice-presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB, uma das mais importantes do sistema”, destacou Noronha antes da solenidade. Para Noronha, o presidente da subseção tem atuação destacada e segue os passos dos que lhe antecederam, sempre na busca pela inclusão dos advogados nas decisões da OAB e na incansável luta pela valorização profissional”.

O presidente da OAB Pato Branco considera que há muito a ser comemorado neste aniversário de 40 anos, formalmente completados a 30 de setembro. Munaretto destaca que a entidade não é meramente um órgão de classe voltado ao exercício profissional, mas anda de braços dados com a sociedade, defendendo as liberdades e direitos dos cidadãos, muitas vezes dos mais humildes. “Parabenizo diretores do passado e do presente, conselheiros e membros de comissões pela história de lutas, construída com a dedicação conjunta de tantos advogados e advogadas que honraram e honram o compromisso de defesa do estado democrático de direito e de luta por uma sociedade mais justa, com uma OAB para os advogados e para a sociedade”, ressaltou.

Memória

A sessão solene de instalação da subseção de Pato Branco ocorreu em 1977 no salão do Júri do antigo Fórum da Comarca, que funcionava em modesta construção, onde hoje está a Câmara de Vereadores, na Rua Araribóia. Diversas autoridades participaram do ato, dentre elas o desembargador Ariel Ferreira do Amaral da Silva, o então presidente da OAB Paraná, Eduardo Rocha Virmond, o deputado federal Nilson Romeu Sguarizzi, juízes e advogados, dentre outras autoridades.

A primeira diretoria empossada foi presidida pelo advogado Jacinto Simões, tendo como vice-presidente Lamartine Augusto, como secretário Guido Victor Guerra e como tesoureiro Egídio Munaretto. De lá para cá a subseção também foi presidida por Guido Victor Guerra, Osvaldo Boareto, Nelson Sguarezzi, Luis Fernando de Oliveira Vianna, Adair Casagrande, Cassio Telles, Andrey Hegert, Augusto Renato Penteado Cardoso, Erlon Antônio Medeiros, Luis Antônio Corona.

Atualmente, além do presidente Eduardo Munaretto, a diretoria é composta pela vice-presidente Ludmila Defaci, pelo secretário-geral Rafael Scabeni, pela secretária-geral adjunta Telismara de Fátima Silvestre e pelo tesoureiro Jânio Santos de Figueiredo.