OAB Ponta Grossa sedia I Colégio de Presidentes das Comissões de Diversidade Sexual e de Gênero

Os presidentes das Comissões de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Paraná e Subseções se reuniram na tarde desta quinta-feira (6), na sede da Subseção de Ponta Grossa, para a I Colégio de Presidentes das Comissões de Diversidade Sexual e de Gênero. Foram discutidos temas relevantes à comunidade LGBTI e também ao Direito, como Plano Estadual da Advocacia, feita por e para LGBTI; ações frente à revogação da legislação de proteção aos Direitos Humanos e diversidade; promoção da cidadania da população LGBT e outros. A atividade integra o I Fórum Estadual de Comissões de Diversidade Sexual e de Gênero. O evento segue até amanhã (7), na OAB Ponta Grossa.

A programação do Fórum tratam de temas relacionados ao Direito, à diversidade sexual e à questão de gênero. Na abertura, às 19h desta quinta, o debate trata de desafios da inclusão social LGBTI no Brasil contemporâneo. Toni Reis, o palestrante, é professor licenciado em letras e pedagogia. Além disso, é especialista em sexualidade humana, mestre em filosofia e doutor em educação. Atua ainda como ativista em diversas áreas.

Na sexta, as mesas de discussões iniciam às 10 horas. Em pauta, os sujeitos LGBTI e Direito de Família, protagonismo LGBTI nos cursos de Direito, entre outros. À noite, a partir das 19 horas, a conferência discutirá o papel da advocacia na promoção ao respeito à diversidade humana. O tema será abordado por Dimitri Sales, que é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz, doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sales também é mestre em Direito Constitucional pela PUC-SP e gestor em Direitos Humanos na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Pioneirismo

Ponta Grossa foi escolhida para sediar este evento por ser a primeira subseção a implantar a comissão temática no Paraná. “É um orgulho e também o reconhecimento pelo trabalho que a comissão vem realizando na cidade. Temos certeza de que será um evento muito proveitoso”, fala Rubia Carla Goedert, presidente em exercício da subseção. Para ela, os temas abordados são de grande relevância e necessitam ser debatidos a fim de garantir direitos a todos. “Toda oportunidade de ampliar conhecimentos e aprofundar o debate é válidas e necessária. Especialmente para o Direito, que está em constante mudança. A troca de experiências é sempre enriquecedora”, completa.