OAB-PR faz reivindicações a Michel Temer

O Presidente da República em exercício, Michel Temer, esteve nesta quinta-feira (28) em Curitiba, para um encontro com diversos segmentos da sociedade civil. Estiveram presentes, além da OAB Paraná, representantes da Associação Comercial do Paraná, Fecomércio, Fiep, Faep, Faciap, Associação Médica, da Federação Israelita e Irmandade Muçulmana, entre outras.

A Ordem foi representada pelo assessor da presidência e coordenador de comunicação Ernani Buchmann. Em sua fala, Buchmann ressaltou a importância da instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região para o Paraná, lembrando que os advogados têm que se deslocar grandes distâncias para audiências. “Graças a uma afirmação falaciosa do ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, que irresponsavelmente afirmou que as instalações custariam R$ 8 bilhões, quando sabemos que não vão gerar mais do que 6% do que ele afirmou, a instalação foi adiada e até hoje não temos uma solução para isso. Em nome da unidade da advocacia do Paraná gostaria de saber o que se pode fazer para que priorizemos esta questão tão importante para a advocacia”, disse.

“No segundo semestre de 2015, a OAB e outras 20 entidades da sociedade civil se uniram no movimento Menos Impostos, Mais Respeito, porque a sociedade não aguenta mais o aumento de tributos para fechar uma conta que não foi feita por ela. É necessária uma medida urgente quanto a isso. A economia não suporta mais o aumento de tributo a cada dificuldade que o país se encontra”, afirmou Buchmann.

Em resposta, Temer ressaltou a pertinência da reivindicação dos advogados paranaenses, declarando que, embora já não fosse presidente da Câmara Federal, trabalhou muito pela aprovação da PEC que criou os novos tribunais regionais federais. “Sou advogado e vivi muito tempo da advocacia. Sei o quanto o Tribunal Federal é importante para a rapidez processual. Vou levar este assunto para frente”, comprometeu-se o vice-presidente.

Michel Temer exerce a presidência em razão de viagem ao exterior da presidente Dilma Roussef. Confrontado com a questão do excesso de tributação que incide sobre empresas e os cidadãos, Temer declarou-se contra o aumento de tributos, embora reconheça que às vezes é “impossível não haver aumento”.